Aclamado como “o artista mais verdadeiro”, o fundador da Motown, Berry Gordy, já conheceu, Marvin Gaye era uma força intransigente que definiu a música soul nos anos 70.
Berry Gordy Jr sabe algo sobre artistas - pelo menos do tipo musical. Quando o fundador da Motown chamou a lenda do Soul Marvin Gaye de "o artista mais verdadeiro que eu já conheci. E provavelmente o mais difícil ”, ele sabia do que estava falando. Gordy passou a maior parte de duas décadas trabalhando com o homem nascido em 2 de abril de 1939 como Marvin Pentz Gay Jr.
Gordy o testemunhou fazendo algumas das melhores músicas soul já gravadas - e algumas das mais incendiárias. Ele viu o cantor desmoronar e se recompor após a morte de seu maior parceiro vocal, todas as partes constituintes presentes, mas não necessariamente na mesma configuração. Ele o viu se tornar seu cunhado, depois viu o casamento de Gaye e Anna Gordy se desintegrar de uma maneira única, produzindo um álbum bonito e trágico, e provavelmente o primeiro "álbum de divórcio" verdadeiro. Ele o assistiu sair da Motown, sofrendo vício, talvez esperando que um dia voltasse para usar sua coroa como o maior artista masculino da Motown - talvez seu maior período.
Você poderia esperar que houvesse sofrimento na relação entre o artista mais verdadeiro e a cabeça da gravadora mais motivada, e havia. Mas o que resultou foi, na melhor das hipóteses, real, inflexível, honesto - e, sim, duro e verdadeiro. A música soul é sobre o céu e o inferno, e foi isso que Marvin Gaye nos deu. Mais do que o anterior, mas se você não conhece o inferno, não reconhecerá o céu ao vê-lo.
Em contato com sua natureza íntima
Marvin sofreu por sua arte, por sua alma - e você podia ouvir. Ele não tinha vergonha. Ele não conhecia outra maneira que funcionasse. Marvin viveu isso.
A "realidade" de Marvin Gaye foi conquistada com muito esforço. Alguém que estava tão em contato com sua natureza e sentimentos íntimos provavelmente não tinha lugar no palco. O microfone era seu confessionário, a cabine vocal, sua caixa de confissão: é assim que me sinto, aqui e agora.
Tentar replicar esse momento para pedir em turnê poderia ser feito porque ele era um cantor tão brilhante. Mas este não era realmente Marvin no auge, cavando em sua alma e descobrindo o que havia para deixar escapar. Realizar foi um processo diferente. Você teve que apresentar uma versão sua. Mas Marvin não era sobre versões, ele era sobre o momento autêntico. Famosamente, ele não era um dançarino fabuloso e não gostava de se apresentar o suficiente para sofrer de medo do palco, apesar de ter aceitado seu papel e suas performances ainda marcaram o auge da vida musical de seus fãs. Havia muitos Marvins reais ao longo dos anos, mas trabalhar como artista significava que ele precisava aprender a deixar o verdadeiro sair a qualquer momento.
Tipo teimoso de companheiro
Marvin começou sua carreira musical cantando doo-wop. O primeiro grupo de notas com o qual ele trabalhou foi Harvey & The New Moonglows. Ele assinou contrato com a Motown no início de 1961, e seus primeiros lançamentos, cortados em um estilo que varia entre R&B, swing e o emergente soul soul, não venderam bem, embora a verve vocal de Gaye fosse evidente desde o início.
Sua tendência à introspecção enquanto trabalhava o levou a cantar com os olhos abertos no palco. Sua natureza obstinada significava que demorou um pouco para ele perceber que esse era um bom conselho e, ao contrário de outros artistas da Motown, ele se recusou a ter aulas de encenação e como se deportar. Seu quarto single e primeiro hit, "Teimoso Companheiro de 1962", tinha um elemento de verdade em seu título. Talvez ele tenha visto o status de sucesso como um sinal de que a autenticidade funcionava para ele.
Encontrando-se, querendo mais
Mas enquanto os singles permaneceram atraentes e entradas quase automáticas nas paradas nos EUA, os álbuns de Marvin revelaram um cantor que não estava inteiramente satisfeito com a vida como uma jovem estrela do Soul. Marvin queria mais - Marvin sempre quis mais - e se esforçou para se encontrar em uma série de álbuns que, se não fossem inteiramente inapropriados, não tocavam seus pontos fortes. Quando estou sozinho, choro e olá Broadway (1964) e A Tribute to the Great Nat "King" Cole (1965) descobriram o cantor em busca de um nicho como jazz - até um pouco no meio da estrada - vocalista, e enquanto eles não estão sem apelo, o caminho de Gaye estava em outro lugar.
Nenhum desses álbuns chegou ao gráfico, enquanto o álbum de sua alma do mesmo período, How Sweet Is To Be Loved By You, vendeu bem e estava repleto de cortes emocionantes, como `` Try It Baby '', `` Baby Don't You Do It '', ʻVocê é um maravilhoso 'e a faixa-título.
Hoje parece óbvio para onde Marvin deveria estar indo, mas, na verdade, esses álbuns errados não foram totalmente inesperados: soul era uma música relativamente nova e ninguém sabia quanto tempo isso iria durar. Muitos cantores consideraram que teriam que trabalhar nas casas noturnas para ganhar a vida, então a versatilidade seria um trunfo. A Motown incentivou esse ponto de vista e talvez tenha ficado aliviado que o intransigente Marvin estivesse protegendo seu futuro quando já havia lutado contra se tornar outra estrela treinada e pronta para o show business.
No entanto, isso não foi de forma alguma uma certeza em meados dos anos 60. A música soul estava cheia de talento e, apesar de sua qualidade de estrela ser evidente, Marvin estava longe de ser seu maior nome. Mas ele estava sendo ouvido no exterior, ganhando um número considerável de seguidores no Reino Unido, França e Alemanha. Era um distintivo de honra para os mods britânicos possuírem 'Can I Get A Witness', ʻAin't That Peculiar '(1965) e' One More Heartache '(1966), singles que não o convidavam tanto para a pista de dança, mas praticamente arrastar você lá chutando, gritando e fazendo o idiota.
Praticamente a definição de alma com ambição, "No Mountain High Enough", enraíza raízes do evangelho e as funde com uma atitude nobre para criar um todo sinfônico. Se você não se emociona, algo dentro de você morreu. Como um marcador para a chegada de Ashford e Simpson à Motown, foi perfeito. Como prova de que Marvin e Tammi tinham uma magia especial, é indiscutível. Como um registro que ajudou a estabelecer Marvin entre os mais altos escalões de realizações artísticas, foi histórico.
Inicialmente, Marvin encolheu os ombros sobre ser emparelhado com uma terceira parceira, considerando-o mais representativo do foco comercial da Motown do que seu próprio imperativo artístico. No início, Marvin e Tammi aprenderam e gravaram as músicas separadamente. Foi só quando eles começaram a trabalhar nas faixas juntos que Marvin percebeu o quão mágica poderia ser sua parceria. O par se deu como gêmeos. Tammi, uma veterana de vários shows por noite na banda de James Brown, era uma artista de palco mais descontraída e habilidosa do que seu novo filme musical. Marvin agora não precisava mais levar a platéia com ele sozinho, colocando-o à vontade nos holofotes pela primeira vez. O sucesso de Tammi o libertou como artista, e seus discos solo começaram a tomar uma direção diferente e mais profunda.
Sua versão de `` Heard It Through the Grapevine '', lançada em 1968, era muito mais séria do que os cortes anteriores de Smokey Robinson e The Miracles, Gladys Knight e The Pips e Bobby Taylor e The Vancouvers, e foi o número um de ambos os lados. do Atlântico. "Muito ocupado pensando em meu bebê" encontrou Marvin parecendo genuinamente hipnotizado em seu desejo. "Essa é a maneira como o amor é" acompanhou o clima conturbado de "Grapevine", e sua versão do lamento de protesto de Dick Holler "Braham, Martin And John" foi maravilhosamente reflexiva. Este não era mais o fogo rápido de Marvin de meados dos anos 60, dando à sua alma um zumbido; este era um homem vasculhando sua alma em vinil. Um single gospel único, "His Eye Is On The Sparrow", gravado em 68 para um álbum de tributo, In Loving Memory, tinha uma qualidade de redenção que anunciava a música que Marvin faria no início dos anos 70.
Uma carreira que faria dele uma lenda
Cantar não era a única corda do arco do jovem Marvin. Ele tocou vários instrumentos e tocou bateria em sessões bem-sucedidas da Motown. Ele rapidamente provou ser um escritor talentoso - se não prolífico -, co-autor de "Dancing In The Street" e "Beechwood 4-5789", grandes sucessos para Martha & The Vandellas e The Marvelettes, respectivamente, além de seu próprio "Weverever I Lay My Hat (That's Meu Lar) ',' Orgulho e Alegria 'e' Teimoso Companheiro '. Ele começou a receber créditos como produtor em 1965 e, em 1966, produziu um lado do single de estréia de Gladys Knight & The Pips na Motown, seguido pelo trabalho com Chris Clark e The Originals. Aqui estavam os fundamentos de uma carreira que o faria uma lenda.
São precisos dois
Mas foi o trabalho de Marvin como duetista que começou a consolidar seu status de estrela estabelecida. A disputa com Kim Weston em "It Takes Two" foi um grande sucesso em 1966, mas quando Weston deixou a Motown no ano seguinte, a empresa encontrou um novo parceiro vocal que provou ser uma escolha inspirada.
Tammi Terrell, ex-membro da revista de James Brown, lançou alguns singles amplamente pouco promovidos na Motown, mas ela floresceu ao trabalhar ao lado de Marvin. Seu primeiro álbum, United (1967), foi produzido por Harvey Fuqua (o Harvey of The Moonglows, com quem Marvin havia trabalhado nos anos anteriores à Motown) e Johnny Bristol. Marvin escreveu o single de sucesso modesto "If This World Were Mine", do qual Tammi gostava particularmente, e os produtores deram a eles "If I Could Build My Whole World Around You", mas os verdadeiros figurantes do álbum foram escritos pela nova equipe criativa da Motown, Nick Ashford e Valerie Simpson. O 'Your Precious Love' foi o maior sucesso do United, mas outro single provou ser um pináculo de tirar o fôlego para a soul music: 'No No High High Enough'.
Praticamente a definição de alma com ambição, "No Mountain High Enough", enraíza raízes do evangelho e as funde com uma atitude nobre para criar um todo sinfônico. Se você não se emociona, algo dentro de você morreu. Como um marcador para a chegada de Ashford e Simpson à Motown, foi perfeito. Como prova de que Marvin e Tammi tinham uma magia especial, é indiscutível. Como um registro que ajudou a estabelecer Marvin entre os mais altos escalões de realizações artísticas, foi histórico.Inicialmente, Marvin encolheu os ombros sobre ser emparelhado com uma terceira parceira, considerando-o mais representativo do foco comercial da Motown do que seu próprio imperativo artístico. No início, Marvin e Tammi aprenderam e gravaram as músicas separadamente. Foi só quando eles começaram a trabalhar nas faixas juntos que Marvin percebeu o quão mágica poderia ser sua parceria. O par se deu como gêmeos. Tammi, uma veterana de vários shows por noite na banda de James Brown, era uma artista de palco mais descontraída e habilidosa do que seu novo filme musical. Marvin agora não precisava mais levar a platéia com ele sozinho, colocando-o à vontade nos holofotes pela primeira vez. O sucesso de Tammi o libertou como artista, e seus discos solo começaram a tomar uma direção diferente e mais profunda.
Você é tudo que eu preciso para sobreviver
Com Tammi, Marvin passou boa parte de 1968 nas paradas, graças ao emocionante "Nothing Nothing The Real Thing", ao brilhante e sensível "Você é tudo que eu preciso para sobreviver" e ao alegre "Keep On Lovin". 'Me Honey', todos escritos por Ashford & Simpson, que agora também estavam cuidando das tarefas de produção. "Oh Tammi", Marvin lamenta o último, acrescentando: "Não é bom sem você, querida". Logo ele saberia como seria isso, e a eventual perda de Tammi afetaria profundamente Marvin.
Em outubro de 67, Tammi caiu em seus braços enquanto eles estavam se apresentando na Virgínia. Ela foi diagnosticada com um tumor cerebral maligno, mas continuou lutando, retornando da primeira de várias cirurgias para gravar aqueles poderosos duetos de 1968. O glorioso segundo álbum deles, You are All I Need, surgiu naquele ano, mas em 69 os Tammi doentes se retiraram da apresentação ao vivo.
A construção do terceiro e último LP da dupla, Easy, foi tudo, com Valerie Simpson ajudando nos vocais quando Tammi estava doente demais para cantar. A papoula 'The Onion Song' e a emocionante 'California Soul' se tornaram os dois últimos hits de Marvin e Tammi juntos. Tammi faleceu em março de 1970, deixando Marvin desolado.
A construção do terceiro e último LP da dupla, Easy, foi tudo, com Valerie Simpson ajudando nos vocais quando Tammi estava doente demais para cantar. A papoula 'The Onion Song' e a emocionante 'California Soul' se tornaram os dois últimos hits de Marvin e Tammi juntos. Tammi faleceu em março de 1970, deixando Marvin desolado.
O Soul passando por dias sombrios
A união com Tammi alcançou um nível constante de sucesso que tirou a pressão de Marvin em sua carreira solo - ele não precisava se esforçar tanto para ser um sucesso. Mas seus singles, agora sob a produção de Norman Whitfield, tornaram-se mais sombrios, pois seu humor foi afetado pelos problemas de saúde de Tammi.
Sua versão de `` Heard It Through the Grapevine '', lançada em 1968, era muito mais séria do que os cortes anteriores de Smokey Robinson e The Miracles, Gladys Knight e The Pips e Bobby Taylor e The Vancouvers, e foi o número um de ambos os lados. do Atlântico. "Muito ocupado pensando em meu bebê" encontrou Marvin parecendo genuinamente hipnotizado em seu desejo. "Essa é a maneira como o amor é" acompanhou o clima conturbado de "Grapevine", e sua versão do lamento de protesto de Dick Holler "Braham, Martin And John" foi maravilhosamente reflexiva. Este não era mais o fogo rápido de Marvin de meados dos anos 60, dando à sua alma um zumbido; este era um homem vasculhando sua alma em vinil. Um single gospel único, "His Eye Is On The Sparrow", gravado em 68 para um álbum de tributo, In Loving Memory, tinha uma qualidade de redenção que anunciava a música que Marvin faria no início dos anos 70.
O que está acontecendo?
Marvin estava prestes a reinventar sua música, e demorou algum tempo para esse novo som gelar. O álbum que surgiu de longas sessões - e de um debate ainda mais longo com o chefe da Motown, Berry Gordy, sobre se valia a pena lançar - foi considerado como uma ruptura com o que havia acontecido antes, mas houve indicações para o que está acontecendo por algum tempo. Os singles solo de Marvin de 1968 em diante eram cada vez mais introspectivos, mesmo que ele não os tivesse escrito. Seu irmão Frankie estava lutando na Guerra do Vietnã, que naturalmente preocupava o cantor; Marvin observou os protestos do movimento hippie contra o conflito, em que "piquetes e sinais perversos" foram recebidos por brutamontes. Seus vocais em 'Braham, Martin And John' foram aparentemente sinceros, e sua performance em 'His Eye Is On The Sparrow' mostrou que ele poderia ter tanta paixão pelo plástico se se permitisse.
Marvin começou a elaborar algumas de suas idéias musicais enquanto produzia um dos grupos de segunda corda imerecidos da Motown. Os Originals cantaram em várias sessões para a Motown, incluindo algumas de Marvin, e, apesar da falta de hits por si só, foram um ato vocal verdadeiramente de alta qualidade com mais do que uma pitada de doo-wop em seu DNA. . Marvin co-escreveu seu single de 1968 "You are The One", e sua sutil e ligeiramente melodiosa melodia oferece dicas da música que ele criaria três anos depois. Marvin assumiu as rédeas de produção do single de 1969 do The Originals, "Baby I am For Real", e "The Bells" dos anos 70 / "Vou esperar por você" e "We Can Make It Baby". Todos são absolutamente lindos, e muitos dos elementos do What's Going On se escondem nos vocais em camadas, na atmosfera de sonho, nos ritmos sem pressa, na melodia de chegar lá e, eventualmente, na melodia e nas guitarras agitadas. Nesses discos, Marvin trabalhou ao lado de várias figuras que logo ajudariam a lançar seus álbuns definitivos dos anos 70, incluindo o co-escritor James Nyx e o arranjador David Van DePitte.
Uma influência adicional, e talvez menos provável, na nova direção de Marvin foi Renaldo O'bie 'Benson, um dos Four Tops, cujo single de 1970, "Still Water (Love)", co-escrito por Smokey Robinson e seu produtor Frank Wilson, teve muitos as características de áudio e até líricas do What's Going On. Benson, que até então não era conhecido como escritor, foi a Marvin com idéias que se tornaram, com sua colaboração, a faixa-título de What's Going On e mais duas músicas vitais, "Save The Children" e "Wholy Holy".
O álbum de referência de Marvin se juntou lentamente e, apesar das dúvidas de Berry Gordy - ele o considerou muito jazzístico, desmedido e não comercial -, ele surgiu em maio de 1971. O What's Going On recebeu uma aclamação crítica duradoura e aprovação contemporânea em várias versões de capa de vários de seus álbuns. músicas e, principalmente para Marvin, como provou que sua visão poderia ser comercializada, o álbum ficou entre os 10 melhores nos EUA.
Ele finalmente fez sua declaração completa, escrevendo, produzindo e se estabelecendo como um artista sério que ainda vendia discos. O que está acontecendo trouxe três singles de sucesso substancial. Dúvidas? Gordy ficou feliz por se provar errado.
Você é o cara
Mas o caminho do verdadeiro talento nunca corre bem. O primeiro single de Marvin de seu próximo projeto, ʻYou're The Man ', foi fabuloso - mas não comercial, e ficou em 50o lugar na Billboard Hot 100. Sentindo a pressão para entregar um recorde em pé de igualdade com sua obra-prima, a álbum altamente politizado do mesmo título foi enlatado. (Lançado 47 anos depois, Youre The Man apresentou um álbum "perdido" de outtakes e sessões dispersas que revelaram 1972 ser um período de transição fascinante na carreira de Gaye.)
Antes do final do ano, Marvin começou a trabalhar na trilha sonora de um filme de blaxploitation, Trouble Man, lançado em novembro. No momento em que um álbum vocal completo de Marvin Gaye apareceu, a atmosfera do Soul havia mudado um pouco, e o cantor estava agora focado em dar aos assuntos íntimos o intenso escrutínio que ele havia anteriormente apontado para o estado do mundo.
Vamos deixar rolar
Let it Get It On (1973) foi outra obra-prima, exuberante, pessoal, encantadora - até imunda - e vendeu inicialmente melhor até do que estava acontecendo, permanecendo na parada americana por dois anos. Dois álbuns clássicos em três anos, além de uma trilha sonora altamente credível: a coroa de Marvin permaneceu no lugar.
No entanto, ele estava distraído. Dois meses após o lançamento de Let It Get It On, em agosto de 73, apareceu outro álbum com o nome dele: Diana & Marvin, uma reunião dos gigantes comerciais da Motown no início dos anos 70 e o último álbum de dueto de Marvin. Ele estava relutante em gravar com outra parceira após a morte de Tammi Terrell, considerando sombriamente projetos como esse desde que dois de seus ex-parceiros haviam deixado a empresa logo depois de trabalharem juntos, e Terrell havia deixado o reino terrestre. Marvin cedeu, no entanto, sentindo que seu perfil aumentaria. O resultado foi um registro quente e altamente emocionante. Dificilmente poderia ter sido de outra maneira.
Não havia mais álbuns de estúdio de Marvin até 1976. Ele não tinha certeza de qual direção deveria seguir, uma mentalidade não melhorada pela quantidade de maconha que estava fumando e pela desintegração de seu casamento com Anna Gordy Gaye, acelerada pela chegada de um novo amor em sua vida, Janis Hunter, que ainda estava na adolescência. Uma lacuna foi preenchida pelo Marvin Gaye Live de 1974! (talvez surpreendentemente, porque o cantor foi atingido pelo medo do palco após a morte de Terrell), que continha a faixa reveladora "Jan" e uma versão impressionante do "Distant Lover" de Let Get Get On, que se tornou um dos 20 melhores hits dos EUA. Sua atitude em relação ao passado foi revelada por uma versão seguida de alguns de seus sucessos dos anos 60, que ele intitulou "Fóssil Medley".
Finalmente, Gaye gravou um novo álbum, o I Want You, produzido por Leon Ware, um lubrificante odes para Janis, que fazia parte da dedicação de Ware à alma explicitamente erótica, como um passo no caminho artístico de Gaye. Com uma sensação funky de disco, o álbum ainda soa ótimo, apesar de seus ritmos profundos e pitorescos de boudoir nunca corresponderem aos seus dois álbuns de estúdio anteriores para um impacto radical. Você pode traçar uma linha reta a partir do segundo single do álbum, "After The Dance", e a música eletrônica do retorno dos anos 80 de Gaye "Sex Healing".
Tenho que desistir
Em 1978, Marvin entregou Here, My Dear, o verso de I Want You, na medida em que era dedicado à sua esposa afastada, com quem estava envolvido em uma complexa disputa por pagamentos de manutenção, que aparentemente ele não podia pagar. Ele concordou em entregar metade de seus royalties para Here, My Dear, para a mulher que agora era a ex-sra. Gaye. Infelizmente para ela, o álbum não vendeu particularmente bem. Marvin inicialmente resolveu não se esforçar muito, pois via isso como uma obrigação contratual, mas o verdadeiro artista nele apareceu novamente e o que se tornou um álbum duplo acabou sendo uma espécie de tour de force, como ele tirou a agonia e a alegria do relacionamento - do primeiro encontro ao desastre pessoal. Marvin parece um pouco desfocado em alguns lugares, mas sua voz está em uma forma bonita e a vibração suave e funky funciona bem. Até a fantasia escapista "Funky Space Reencarnation" provou ser uma jóia.
Antes disso, o Live At The London Palladium de 1977 era um disco decente, um set duplo fermentado por uma faixa de estúdio, o vídeo "Got To Give It Up" de 11 minutos, que alcançou o primeiro lugar nos EUA e foi tão disco quanto Gaye. já consegui. Ainda é um preenchedor de pisos. Outro single, "Ego Tripping Out" de 1979, não era totalmente funk nem disco e foi um fracasso comparativo; Marvin refinou por meses, mas depois abandonou o álbum em que deveria estar, para desgosto da Motown. Seu último LP da empresa, In Our Lifetime, incluiu mais material inspirado em um relacionamento fracassado, desta vez seu casamento com Janis. Tendo sido atingido pelo fracasso de Marv em lançar seu álbum anterior, a Motown reformulou algumas das faixas de In Our Lifetime e apressou-se antes que Marvin terminasse. Mas não assuma que está abaixo do par: este é um álbum de Marvin Gaye sobre o qual estamos falando. Pretendido pelo menos em parte como um tratado filosófico e religioso, é um assunto absorvente, divertido e comovente. "Praise" e "Heavy Love Affair", em particular, são músicas de alto nível.
Marvin Gaye era música soul
Em um nível pessoal, as rodas estavam saindo para Marvin. Ele estava sendo perseguido por milhões de dólares em impostos não pagos. Ele tinha um problema com drogas e se mudara para o Havaí, Londres e Ostende, na Bélgica, para tentar livrar-se de perseguidores financeiros e de seus demônios. Depois de deixar a Motown, ele assinou contrato com a Columbia, limpou seu show até certo ponto e começou a trabalhar em faixas em seu apartamento em Ostend com o tecladista Odell Brown, que havia gravado seis álbuns como organista de jazz. O resultado foi o single eletrônico "Sexual Healing", lançado em setembro de 1982 e um sucesso mundial. Um álbum, Midnight Love, foi bem recebido, e Marvin saiu em turnê. De volta ao meio disso, seu uso de cocaína aumentou e o cantor cansado e doente foi ficar com seus pais em Los Angeles no final da turnê.
Em 1 de abril de 1984, após uma discussão em família, Marvin foi morto a tiros por seu pai, um fim chocante para qualquer um, mas principalmente para um cantor que sempre cantava amor, muitas vezes paz, espiritualidade e sensualidade, e que tentava ao máximo manter sua missão artística, mesmo quando sabia que estava falhando em cumprir os ideais que desejava para si mesmo.
O artista mais verdadeiro? Essas coisas são impossíveis de quantificar. Mas quando você ouve o melhor de seu trabalho, sabe que Marvin Gaye estava falando sério sobre o que ele fez, e que expressar seus verdadeiros sentimentos e natureza era a única maneira de ele funcionar como artista. Mais do que isso, até o pior de seu trabalho faz você perceber que ele ainda estava tentando entregar o que estava no âmago de seu ser. Isso é arte verdadeira. Essa é a música da alma. Marvin Gaye era música soul.
O álbum perdido de Marvin Gaye, Youre The Man, já está disponível e pode ser comprado aqui.
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