12 perguntas (diagnosticas) a fazer àqueles que duvidam de sua fé


                  traduzido

1. Do que você está duvidando? Existem três coisas principais que as pessoas duvidam: 1) Sua salvação, 2) O amor de Deus por elas, 3) Questões fundamentais da fé. Incluída com a dúvida da salvação está uma subcategoria: a crença de que eles cometeram o pecado imperdoável. Qual deles você está duvidando?

Se você está duvidando de uma questão fundamental da fé, qual é? A confiabilidade das Escrituras? A realidade do inferno? A exclusividade de Cristo? A existência de Deus? etc.

(Isso é importante, pois, na maioria das vezes, as pessoas estão tendo uma luta emocional, não intelectual, mesmo que não a identifiquem como tal. Por exemplo, noventa e nove por cento do tempo, as pessoas duvidam do inferno e de Cristo. exclusividade, não porque tenham encontrado algum argumento lógico convincente contra ela, mas porque não se enquadra emocionalmente a elas. Isso não fala da legitimidade da dúvida, mas da fonte de sua gênese.)


2. Por que você está duvidando? Não há problema em não saber. A maioria das pessoas não pensa desde que a dúvida é uma coisa muito emocional. É como perguntar a alguém por que eles estão tristes quando estão sofrendo depressão significativa. Eles não sabem ou o diagnosticam incorretamente. É o mesmo com a dúvida. A maioria das pessoas realmente não sabe por que está duvidando, mas é importante para mim ver de onde você acredita que sua dúvida vem. Algumas das perguntas a seguir podem nos dar uma idéia melhor.



3. Existe alguém em sua vida - um amigo cristão, pai, filho, pastor ou alguém que você respeita na comunidade cristã - que recentemente tropeçou ou perdeu a fé? Em caso afirmativo, você pode rastrear o início de sua dúvida neste período?

(Na maioria das vezes, desconhecemos o impacto significativo que a fé de outras pessoas exerce sobre nossa fé. Embora possamos gostar de conversar sobre um grande jogo, acreditando que nossa fé permanece ou recai sobre nossas próprias proezas intelectuais, no final, são uma comunidade de crentes e dependem muito uns dos outros, emocional e intelectualmente. Quando alguém que amamos e / ou respeitamos tropeça em pecado grave ou se afasta da fé, só então percebemos o quanto estávamos apoiando-os.)


4. Houve alguma tragédia significativa em sua vida? Diga me sobre elas. Que crédito você dá a Deus por essas tragédias? Que culpa você coloca em Deus por esses eventos?

(Observe, eu não disse "Houve alguma tragédia recente significativa", pois o momento da tragédia pode não dizer nada sobre se esses acontecimentos estão ou não contribuindo para sua dúvida atual. Sei disso com meu colapso mental que se manifestou no meu tempo de dúvida, havia um monte de coisas que se acumularam ao longo dos anos e eu nunca lidei com isso. De repente, quatro anos depois, senti como se minha mente estivesse quebrada.)



5. Você já teve mudanças ou lutas na vida doméstica? Por exemplo, você aceitou um emprego diferente? Você está lutando para pagar contas? Há problemas no seu casamento ou você se divorciou recentemente? Você está sobrecarregado com as tarefas que assumiu? Qualquer número de coisas pode criar uma tempestade emocional perfeita que sobrecarrega suas emoções e pode se manifestar em todas as áreas da vida, incluindo a dúvida espiritual.


6. Conte-me sobre esse aspecto de sua personalidade: você se descreveria como uma pessoa intensa que tende à compulsão ou como uma pessoa descontraída com muita paciência? Aqui está outra maneira, embora à primeira vista possa parecer estranho, para colocar isso (e isso será mais relevante para alguns de nós que se lembram dos comerciais): “Quantas lambidas são necessárias para você chegar ao centro? de um Toosie Pop? ”Se você tem idade suficiente, lembra-se do comercial com a coruja. A coruja tomou duas lambidas e depois não conseguiu se conter. Ele então mordeu direto no meio. Então ele levou três. Ele foi intenso! Se você tem que morder o pop, você pode ser uma pessoa intensa.

(Por que isso importa? Às vezes, pessoas mais intensas experimentam momentos de extrema dúvida, muitas vezes surgindo intensamente sem nenhum aviso. Esse é especialmente o caso quando as pessoas têm - ou pelo menos acreditam que têm - mais dúvidas baseadas no intelecto. Ironicamente, Acho isso mais entre jovens que aspiram ser apologistas, acreditando que devem imergir-se imediata e completamente em todos os debates, livros e argumentos que existem, tanto a favor quanto contra o cristianismo. Eventualmente, esse tipo de personalidade é propenso a ser um "colapso emocional espiritual".)

(Caso você esteja se perguntando, foram realizados estudos sobre quanto tempo leva para chegar ao centro de um Toosie Pop. Parece levar de 144 a 411 licks para chegar ao centro.)


7. Houve alguma introdução ou subtração de drogas em sua vida? Medicamentos prescritos? Drogas recreacionais? Álcool?

(Por mais que alguns cristãos gostem de pensar de maneira diferente, seu cérebro afeta drasticamente sua mente. Em outras palavras, a química do cérebro - afetada por muitos medicamentos - pode afetar profundamente suas crenças, percepções da realidade e confiança em sua fé. Quando alguém começa ou de repente interrompe algum medicamento, podem surgir dúvidas em breve.)


8. Conte-me sobre sua saúde? Como está sua dieta, pressão arterial, rotina de exercícios (ou a falta dela)? Você perdeu ou ganhou algum peso? Você está dormindo bem?

(Mudanças no corpo físico também podem afetar significativamente seu cérebro. Conheço um cara que estava sofrendo tremendamente com sua fé, duvidando de crenças que eram perfeitamente estáveis ​​a vida toda. Ele começou a mudar de opinião sobre as coisas, colocando pressão sobre todos os que estavam ao redor. Como discutimos o motivo dessas mudanças nos próximos seis meses, não conseguimos diagnosticar nenhum motivo para ele. Ele admitiu que não havia nenhuma base racional para sua mudança. Depois de um ano, ele me ligou um dia e disse que todas as suas dúvidas haviam desaparecido repentinamente. Eu perguntei o que havia mudado. Ele disse que ele foi diagnosticado com apneia do sono e foi colocado em uma máquina. Depois de algumas noites de bom sono, todas as suas dúvidas desapareceram. Quase dez anos depois e ele não tropeçou mais.)


9. Existe algum livro ou ensinamento que você esteja lendo recentemente que possa ter contribuído para sua fé vacilante? Se sim, quais são?


10. Você está lutando com alguma das crenças ou atitudes morais tradicionais que a igreja tem sobre questões sociais? Por exemplo, você está tentando conciliar sua simpatia ou empatia com a comunidade LGBQT + com o que aprendeu? Você vê a igreja mais identificada com a política de direita do que ajudar os oprimidos? Você vê com crescente desdém a maneira como as pessoas são mesquinhas ou intolerantes dentro da igreja?


11. Existe algum pecado persistente e impenitente no qual você está envolvido?

(Essa é a primeira e única pergunta que as pessoas fazem. Inversamente, para alguns, é um anátema supor que o pecado possa ser o problema. Embora não seja a primeira pergunta que faço, é, no entanto, muito importante e, às vezes, causa da dúvida das pessoas.)




12. Você acredita que fé e dúvida podem existir ao mesmo tempo?

(Algumas pessoas foram educadas acreditando que tudo é preto e branco. Se alguém tem fé, não tem dúvida. Se tem dúvida, não tem fé. Descobri muitas vezes que o alívio dessa falsidade, juntamente com a introdução e basta aplicar a idéia da tensão entre fé e dúvida para reintroduzir o fluxo sanguíneo para a alma.)







Nenhum comentário: