Nesta postagem, explicaremos mais a você qual é a diferença entre o sinal de som analógico e digital. A questão é - o som analógico é melhor que o digital? É um debate que está em andamento desde que os sistemas digitais entraram em cena.
Antes de começarmos a argumentar por que os sons analógicos são melhores que os digitais, vamos primeiro entender o que faz um som analógico ou digital.
Analógico e digital: uma visão geral rápida
Aqui está o acordo. A música não é apenas um tom ou uma sequência de números. A música é sobre alma, emoção, e quando a música é boa, ela se conecta com pessoas de diferentes culturas, fala com elas e as coloca em pé dançando ao ritmo.
Falando da alma, o analógico tem mais do que o digital. Você esperaria som digital com todas as suas tecnologias avançadas, mas esse não é o caso.
Vamos detalhar esses dois métodos comuns de gravação para entender melhor como eles funcionam, para que da próxima vez em um debate audiófilo com o primo Derrick, você esteja preparado para fatos concretos.
Som analógico
O sinal analógico é uma onda contínua, dificultando a detecção do momento exato em que o tom muda.
Um sistema de gravação analógica é o necessário para gravar essa onda contínua. Este sistema grava em vinil ou cassete exatamente o que o microfone ouve.
É esse recurso que os audiófilos afirmam que os sons analógicos são a única representação precisa do som exato.
Som digital
Aqui está o kicker, espere. O som digital não é uma gravação do som real, mas uma combinação de código binário - lembra os zeros e zeros na escola?
Sim, esses.
Esses e zeros representam a intensidade e o tom do som em diferentes intervalos com relativa precisão. O código binário é organizado em um padrão específico que informa ao computador como recriar o som.
É um composto de múltiplos segmentos que representam momentos de intensidade e afinação em oposição ao analógico, que é uma única onda.
Processos de gravação analógica e digital
Os processos de gravação analógica e digital compartilham uma coisa em comum: os dois processos são criados com um microfone transformando a pressão / som do ar em um sinal elétrico analógico.
Uma gravação analógica é feita imprimindo esse sinal (o que recebemos do som do microfone) diretamente em uma fita mestra através do processo de magnetização ou em um registro mestre (lembre-se dos LPs) através de ranhuras. Essas fitas mestres ou registros são então usados para criar várias cópias de fitas cassete e discos de vinil.
As gravações digitais, por outro lado, pegam o sinal analógico (ainda se lembra de como obtemos sinais?) E o convertemos em uma representação digital do som. Como dissemos anteriormente, essa é basicamente uma série de números (um e zeros - também não era bom em matemática) para o software digital interpretar.
Após a digitalização de um sinal analógico, a cópia digital pode ser copiada em CDs, discos rígidos ou até mesmo transmitida ao vivo no YouTube ou SoundCloud.
Algumas Definições Principais
Largura de banda de áudio
Não podemos definir largura de banda sem entender o que é uma taxa de amostragem.
Uma taxa de amostragem é o número de amostras de áudio transportadas por segundo e medidas em Hz ou kHz. Um kHz é igual a 1.000 Hz.
Largura de banda é a diferença entre as frequências mais altas e mais baixas transportadas em um fluxo de áudio. Essa é a definição nerd de largura de banda de áudio. Então, deixe-me descrevê-la novamente.
Você diria que a largura de banda é a capacidade de um sinal gravado ser reproduzido em diferentes graus de resolução. Se você substituir o sinal por uma imagem, terá um entendimento mais claro.
É semelhante a ampliar uma imagem de baixa resolução versus uma imagem de alta resolução.
Durante o processo de ampliação dessa imagem, você começará a perceber que as imagens de baixa resolução começam a perder a nitidez e são difíceis de ver, enquanto as imagens de alta resolução são redimensionadas com clareza sem perda de nitidez.
Os sinais de áudio têm largura de banda limitada, assim como as imagens. Portanto, as gravações digitais são salvas juntamente com sua largura de banda limitada. Desde a sua configuração em uma largura de banda específica, qualquer manipulação de áudio resulta em perda de dados e prejudica a qualidade do som.
Por outro lado, a gravação analógica possui largura de banda ilimitada.
O que isso significa é que sua gravação de som pode ser movida para uma resolução mais alta sem perder a qualidade original.
A relação sinal-ruído
A relação sinal / ruído (SNR) é uma medida geralmente expressa em decibéis (dB) do nível de potência do sinal para um nível de potência de ruído.
A regra geral é que quanto maior o número de decibéis de um sinal, melhor. Isso ocorre porque um número maior é traduzido para o sinal que contém informações mais úteis (sinal) do que dados indesejados (ruído).
As gravações analógicas têm taxas de sinal / ruído mais baixas quando comparadas às gravações digitais, mas dependem da profundidade de bits da gravação.
Deixe-me ilustrar esse conceito usando um exemplo.
Digamos que você esteja conversando com alguém no seu quintal e acontece que a eletricidade caiu e o gerador a diesel está funcionando com seu zumbido habitual. Vamos supor que o gerador esteja gerando 50dB de zumbido (esse é o ruído).
A pessoa com quem você conversa escolhe conversar em sussurros ou tons baixos, bem, a esposa dele está em algum lugar da casa - você entendeu.
Sua voz é 20dB (considere isso como o sinal). Você definitivamente não será capaz de ouvir uma palavra-sinal porque está sendo drenada pelo zumbido do gerador a diesel.
Obviamente, você solicitará que ele fale mais alto, talvez a 40 dB, o que, embora seja muito mais alto, você ainda não o ouvirá claramente e continuará dizendo para repetir suas palavras.
Falar a 80 dB pode parecer uma partida de gritos, mas pelo menos vocês dois poderão se ouvir. Agora, essa é a ideia por trás da relação sinal-ruído (SNR).
Diferenças entre sons analógicos e digitais
Até agora, você chegou à conclusão de que a gravação digital e analógica definitivamente produz sons e níveis diferentes de qualidade de som.
Gravação de som
A gravação analógica produz um som contendo uma onda suave de energia que parece vibrar diretamente da fonte, como em uma configuração tradicional que usa um disco de vinil.
O disco de vinil consiste em sulcos que vibram com uma agulha que alimenta essa energia diretamente em um cone que produz som.
A gravação digital envolve a amostragem de ondas sonoras em intervalos específicos e transforma cada parte dessa onda em um bloco de informações definido por um certo número de unidades e zeros.
Fluxo de Sinal
O som é naturalmente um sinal analógico e flui em um formato contínuo sem interrupções ou interrupções.
O que isso significa é que, se você começar a cantarolar uma música em uma nota ascendente, as pessoas perceberão a mudança em seu tom, mas não poderão detectar em quais pontos específicos seu tom está mudando.
Agora, quando se trata de sinais digitais, o fluxo não é contínuo e usa valores muito específicos para representar informações. É por isso que uma onda sonora é representada como uma série de valores que representam o volume ou o tom ao longo da duração da gravação.
Qualidade da Fonte
É incrível ter fones de ouvido de boa qualidade, mas, infelizmente, eles não são o fator determinante na qualidade da música que você ouve. É a qualidade da fonte de sua música que a criou que importa.
Agora, para analógico, a fonte era o estúdio de gravação. Uma banda de alta qualidade precisa ser gravada usando um microfone de alta qualidade e salva em uma fita master de alta qualidade para que ela permaneça em seu estado reutilizável de alta qualidade.
A qualidade do som em um ambiente de gravação digital é determinada pela quantidade de dados utilizados na definição das ondas analógicas iniciais. Essas ondas analógicas são comumente referidas como taxa de bits do áudio. Quanto maior a taxa de bits de um sinal de áudio, mais dados ele contém.
O processador de áudio
O som da sua fonte deve ser alimentado através de um processador de áudio. O processador de áudio seria a placa de som conectada no seu computador ou uma localizada no fone de ouvido.
A maioria dos processadores de áudio suporta 16 bits, mas é preciso entender que esses 16 bits diferem um pouco dos arquivos de MP3. Os processadores de áudio atuais usam gravações de 24 bits. Portanto, uma gravação de alta qualidade alimentada por um processador de áudio de baixa qualidade prejudica a qualidade da saída de som.
Vantagens e desvantagens dos sons analógicos e digitais
Nossas decisões quanto ao uso de tecnologias de áudio analógico ou digital são frequentemente influenciadas por uma infinidade de fatores práticos e ergonômicos, como preço de compra, custos de manutenção, portabilidade, entre outros.
Cada uma dessas tecnologias de áudio tem seus prós, contras e, abaixo, uma lista que as descreve.
Sons analógicos: Vantagens
* A gravação é feita diretamente em fita e armazenada na mesma qualidade para criar futuras cópias.
* As gravações analógicas são mais precisas, pois capturam sinais exatos.
* A fita analógica é um formato testado e comprovado usado por um período mais prolongado.
* As limitações de edição em fitas analógicas incentivam a excelência na gravação pela primeira vez
* É um desafio para os executivos das empresas de música atrapalhar o áudio em formatos analógicos
* LPs de vinil de 12 ”e 45 anos têm mangas grandes que fornecem um espaço para material promocional.
* Use menos largura de banda e tenha uma compressão natural
Sons analógicos: desvantagens
* Os equipamentos e sistemas analógicos certos são caros
* Gravadores analógicos baratos têm altos níveis de distorção, conversação cruzada, vibração, etc.
* A fita é cara e vulnerável à deterioração.
* A fita está se tornando cada vez mais um item difícil de adquirir.
* É extremamente difícil executar procedimentos avançados de edição em fitas, pois eles não possuem um botão de desfazer.
* Eles são mais difíceis de sincronizar.
* A cópia deteriora a qualidade do som da cópia principal
Sons digitais: vantagens
* Oferece melhor som com equipamentos baratos, em comparação com a gravação analógica.
* Capacidade de recordar sessões e misturar as operações.
* Operação não linear / acesso aleatório a sinais.
* Oferece uma variedade de opções de gravação, como fita, óptica, SSD, RAM, etc.
* Várias opções para ferramentas de edição e gravação.
* Capacidade de acessar qualquer parte da gravação instantaneamente.
* Altamente portátil - você pode mover-se com a gravação para qualquer lugar e facilmente.
Sons Digitais: Desvantagens
* O computador pode travar e perder todos os seus dados
* Problemas de compatibilidade de software encontrados em sistemas operacionais, drivers, plug-ins, etc.
*Latência
* A música não soa natural ou quente.
Perguntas freqüentes sobre sons analógicos e digitais
Você pode simular som analógico com software e plug-ins?
Muitas pessoas estão obcecadas em ter a sensação "quente" de sinais analógicos, pois soa mais completo e mais humano. No entanto, o preço do equipamento analógico para experimentar essa sensação está totalmente fora do alcance da maioria dos audiófilos.
Aqui está a boa notícia.
Agora estão disponíveis tecnologias de modelagem que podem efetivamente estimular os efeitos dos circuitos analógicos usando uma variedade de hardware e plug-ins de computador, como aplicativos VST da Virtual Studio Technology.
Vamos dar uma olhada no que as pessoas se referem quando dizem sons analógicos quentes:
- Vacuum Tubes
- Subtle Distortion
- Harmonic Distortion
- Tape Saturation
- Analog Compression
A seguir, são apresentadas algumas tecnologias de estúdio virtual - VSTs, que melhoram significativamente a sensação de suas trilhas e sons.
SGA1566
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O SGA 1566 é um pré-amplificador de tubo monocanal de aparência vintage. |
Entre os profissionais desse pré-amplificador está o fato de ele ser operado em tempo real, oferecendo um som analógico autêntico. A versão mais recente é mais leve na sua CPU; portanto, usa recursos de computador muito mínimos.
TDR Slick EQ
Entrando com um design elegante, elegante e sofisticado, o TDR Slick EQ usa uma banda de três bandas que oferece até o entusiasta analógico mais exigente um som fantástico.
Aumente ainda mais o som com a opção não linear no estágio de saída, adicionando distorção e textura harmônicas sutis
ACE Amp
Baseado em um amplificador de tubo clássico dos anos 50, o amplificador ACE leva você de volta no tempo.
Ele oferece as opções para controlar o volume, feedback, entrada e saída.
É excepcionalmente leve nos recursos do computador, para que você possa ter certeza de que seu computador não travará ao carregar o pré-amplificador.
Como reconhecer sinais analógicos de sinais digitais?
A menos que você tenha superpotências, não ouvirá nenhum sinal digital.
Só podemos ouvir sinais analógicos. Os sinais digitais devem ser convertidos para um formato analógico antes que os humanos possam ouvi-los.
Como funciona? Um sinal de áudio digital passa por um conversor digital para analógico (DAC), que passa para o amplificador e, finalmente, para um alto-falante ou fone de ouvido.
Não é fácil diferenciar um som analógico ou digital, mas os audiófilos mais experientes podem dizer a diferença ouvindo as melodias intricadas e crocantes em segundo plano que somente os sinais analógicos podem produzir.
Devo investir em equipamentos analógicos se eu for iniciante
Sim você pode. No entanto, depende em grande parte de vários fatores, como o orçamento e a natureza do trabalho em que você pretende usar o equipamento.
Embora o equipamento analógico seja de qualidade superior ao equipamento de som digital, eles não são baratos.
Aqui está o acordo. Se você não puder comprar equipamento de som analógico de alta qualidade, será melhor optar por equipamento de som digital.
Isso é por que. O equipamento de som analógico padrão é muito pior do que o equipamento de som digital da mesma faixa em termos de preço e expectativas.
Portanto, é melhor oferecer equipamento de som digital de alta qualidade, que será menos caro que o equipamento de som analógico de primeira série.
Considerações
Os audiófilos descrevem a qualidade do som dos sistemas de áudio usando vários termos, como completo, quente e arejado. Sons cheios ou quentes descrevem os sistemas que reproduzem baixas frequências.
Som arejado refere-se aos sons que parecem vir de um ambiente espaçoso, especialmente aqueles na faixa de alta frequência.
Ao dizer isso, os sons analógicos são muito mais superiores quando comparados aos sons digitais. Isso é possível graças ao seu processo de gravação, que permite que os sons sejam copiados diretamente para a fita em seu formato original.
Se você está obcecado em ouvir música com calor e que alimenta a alma, sua melhor aposta é usar equipamento analógico.
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