A produção musical evangélica no Brasil – Drª Érica de Campos Vicentini


Drª Érica de Campos Vicentini

Hinologia Cristã
Cantos da Fé Cristã

Em cinco anos de pesquisa, a professora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste Dra. Érica de Campos Vicentini alcançou um resultado inédito no campo da Historiografia e Documentação, conseguindo mapear toda a produção musical evangélica em disco de vinil entre 1930 e 1990. No relatório de defesa, assinado pela banca de doutores da Universidade de São Paulo (USP), a tese foi classificada como “temática inovadora cujo produto terá impacto social enquanto referência no segmento religioso”.

As 1.500 páginas de sua tese “A produção musical evangélica no Brasil” foram divididas em três volumes. No banco de dados estão cadastrados 965 álbuns, 9.370 canções e cerca de 6.300 artistas. O trabalho de Vicentini foi orientado pela professora doutora Ana Maria de Almeida Camargo, que dentre outras funções, é membro da Associação dos Arquivistas de São Paulo e do Instituto Fernando Henrique Cardoso.

A idéia desse projeto surgiu na época em que Vicentini iniciou seu mestrado e teve dificuldades de obter material de pesquisa nessa área. “A falta de um banco de dados organizado definitivamente já delineou meu projeto de doutorado que ainda não está acabado,” enfatizou Vicentini.

De acordo com ela, o próximo passo é fazer algumas correções no banco de dados e outras sugeridas pela banca. Em seguida, a doutora buscará parcerias para disponibilizá-lo num site e através de material de divulgação. O projeto de Vicentini continua com a alimentação dos dados a partir do ano de 1990 já com a produção musical em CD e com a criação de um Centro de Memória da Música Evangélica no Brasil.


Nenhum comentário: