Imersão Teológica - Como ser um discípulo de Cristo na atualidade



Leandro Rodrigues dos Santos – AICEMAN
Artigo confeccionado para o encontro teológico promovido pela 
Igreja Essência da Adoração – Cidade Ipava

São Paulo 19 de Abril de 2019
www.aiceman.blogspot.com

Introdução:

Centenas de ministros, estudiosos das sagradas escrituras , ensinaram, pregaram e
escreveram sobre o discipulado. O que é ser um discípulo de Jesus Cristo? Como o discípulo
aprende e ensina os valores do Reino de Deus? Existem discípulos dos discípulos? Essas e
muitas outras perguntas são levantadas para o assunto que é tão central na vida e obra de
Jesus Cristo. Em uma simples leitura dos evangelhos sinóticos, podemos responder de pronto o
que o discipulado não é: 1 - O discipulado não é um curso sobre técnicas de evangelização e
crescimento de membros na igreja! 2 - O discipulado não é um projeto coaching de liderança e
desenvolvimento de habilidades pessoais para ajudar o aprendiz. 3 - O discipulado não é um
tratamento interpessoal de inteligência emocional para melhor se relacionar e viver bem. É
comum encontrarmos esses termos em palestras; encontros ministeriais; conferências teológicas
e até em algumas pregações. Este artigo tem por objetivo analisar e compreender a dimensão do
discipulado bíblico; a partir da vida, obra, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Será analisado
o aspecto do "chamado" do discípulo, baseado no evangelho de Mateus 4:19 “E disse-lhes:
Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” e por útlimo, dicorreremos sobre os
três desafios do discípulo provenientes da sua chamada.

Raiz da palavra Discípulo

Discípulo é substantivo masculino, significa quem recebe disciplina ou instrução de outra
pessoa; aluno. Refere-se a aquele que dá continuidade ao trabalho de outra pessoa.
A palavra DISCIPLINA tem a mesma etimologia da palavra DISCÍPULO, vem do verbo
DISCERE com isso, DISCIPLINA e DISCÍPULO têm a mesma idéia, aprender. Daí o

entendimento real da palavra DISCIPLINA não é fazer de acordo com, ou conforme algo, mas
APRENDER a fazer. Quem tem DISCIPLINA significa que aprendeu a fazer alguma coisa ou de
alguma forma, permanece fazendo.

Palavra discípulo na Bíblia Sagrada

Etimologicamente, a palavra discípulo (mathetés, no grego) significa “aluno”, “aprendiz”.
O antônimo desta palavra é discipulador (didáskalos, no grego) que quer dizer “mentor”,
“mestre” (Mt.10:24). Há 255 citações da palavra discípulo no novo testamento, só em Matheus
73 citações. Na antiguidade, o discipulado era um método comum de ensino. Por exemplo:
havia os discípulos dos profetas (Am.7:14); de Moisés (Jo.9:28); de João Batista (Mc.2:18); dos
fariseus (Mt.22:16) e de Jesus (Jo.6:66).

A natureza do chamado

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando
logo as redes, segui-ram-no.” (Mateus 4.18-20)
Viver em torno de promessas como o povo hebreu é algo empolgante e conflituoso, no
caso dos homens que conheciam Jesus, deve ter sido muito gratificante receber um convite a
participar de algo maior, fora do seu cotidiano. Devido à história, evangelização ocidental por via
da igreja católica, seguido por movimentos protestantes e liberalismo, grande parte da população
"brasileira" tem uma idéia do que é o cristianismo e o papel central de Jesus Cristo na fé nos
dias atuais. Nos tempos pré-discípulos de Jesus de Nazaré, o contexto e visão sobre um messias
salvador era bem diferente, a expectativa era que todo o Israel (e seus prosélitos), aguardava a
vinda de um messias que conduziria a libertação do povo contra o julgo do império romano, e o
rei salvador traria uma nova epopéia a nação. Formou-se uma tradição escriturística, sacerdotal e
profética de mais de quatro séculos!

Vinde

Nos seminários de teologia (cristã reformado) a primeira lição direcionada ao aluno é: o
que mais importa não é o que aprendemos, e, sim, com quem aprendemos. Quando Jesus
chamou os primeiros discípulos para ir com ele, delineou um tipo chamado universal para todos
os seres humanos, Ele possuí idoneidade humana e espiritual, a verdade encarnada é a única
verdade cósmica que consegue invocar de modo efetivo. Desse modo, cada mestre deve
internalizar em seu espírito que sua personalidade é a lição que mais fala ao coração do
discípulo. De tal maneira ocorre, porque a verdade mais se apanha do que se ensina. O

influxo inconsciente é mais eficaz do que o consciente. Jesus chama pessoalmente cada um de
nós à vocação, sendo responsável por todo o processo de aprendizado!

Após mim

O pequeno grupo de Galileus não possuiam nenhum atributo além de suas humildes
profissões. Pessoas simples, sem preparo, imaturos. Os discípulos em maior parte vinham de
camadas pobres da sociedade, e não eram graduados na alta intelectualidade cultural, não
estavam preparados para compreensão de assuntos complexos. Assimilar as verdades e curas
realizadas por Jesus faziam parte de suas dificuldades. A visão de um mundo estrito e material,
movido por uma espiritualidade de ritos os deixavam obtusos. A ignorância, falta de relevância
na comunidade e uma visão limitada da existência, são pontos por onde o mestre os convida,
vem após mim , aqueles do seu círculo íntimo. Escolhe a cada um, com o plano de preparo para
liderança. O chamado só existe quando sua fonte é Jesus. O projeto do Pai provém dele,
desenvolve-se por meio do Filho, e se expande por via das pessoas. O convite é genuíno e seus
vocacionados precisam trilhar os caminhos de seu mestre, vigilância e perseverança tem que ser
contínua.

Vos farei

Ele treinou uma série de mestres com o objetivo de perpetuar a sua obra. Em todo o
trajeto de sua existência terrena, de trabalho e benfeitoria, ele se consagrou ao ensino e
preparo de um grupo de discípulos à qual se envolvera. Cristo os comissionou aos confins da
terra para formarem discípulos (viver na escola de Cristo), e batizá-los (preceito salvífico e
educador), ensiná-los no Reino dos Céus e todas as ordenanças (Mat.28:19,20). Jesus se
dedicou muito ao ensino, quesito essencial ao mestre-professor.

Pescadores de homens

O Mestre Jesus compreendia com profundidade a psicologia do povo judeu naquele tempo,
trama política, facções e seitas, Ele atuou como um especialista no tratamento do coração e da
alma de cada indivíduo. O novo testamento registra que ele conhecia o interior dos homens (João
2:25). Cristo prescutou a natureza humana. É sabido que jamais ninguém nem a neurociência
desvendarão o conteúdo meta humano. Jesus Cristo, sem dúvida, esgravatou a vida humana
ontologicamente. Seguramente ele podia afirmar se seus espectadores eram bons ou maus,
dedicados ou indiferentes, afáveis ou nefastos, interessados na boa nova ou não,
entendendo-o ou desacreditando-o, reconhecendo ele ou discordando. Se Jesus não tivesse tal

conhecimento, não seria habilitado para ensinar eficientemente como o fez, e teria caído nas
maquinações inimigas. Possuindo poder e conhecimento, foi descobrindo virtudes dos Galileus,
bem como suas particularidades, comportamentos e desejos, ensinando-os pelo o que deles
conhecia. Da visão pedagógica, a perspicácia de Jesus primordialmente foi um elemento da sua
eficiência maravilhosa como Mestre. Os discípulos iriam aprender a sabedoria que vem do céu.

Seguir o Mestre, a base do discípulo.

Jesus de Nazaré chama pessoas de seu convívio para segui-lo, um método já utilizado
pelos profetas e sábios de Israel (1Reis 19:19-21). Naquele tempo, jovens de Israel tinham a
liberdade de escolher um mestre a partir de alguns requisitos: O mestre teria que ser um ancião
sábio, com habilidades intelectuais (conhecimento escriturístico), movido de exemplo moral e
ético, pois seu propósito não era só transmitir conhecimento espiritual, e sim manter e forjar
corações de forma constante. Seguir um mestre implica em ter um critério seguro e ponto
referencial para uma vida religiosa. Nos Evangelhos, Jesus é denominado mestre pelo menos
quarenta e cinco vezes, ele não é um pregador no termo restrito, analisando os vocábulos
proporcionais a mestre, apresenta a soma de sessenta e um; e sessenta e seis vezes na
Versão King James; cinqüenta e quatro vezes são definidas do grego que significa professor
ou mestre. Avalia-se Jesus ensinando, quarenta e cinco vezes; e onze apenas pregando, de
maneira que, pregando e ensinando, registrado conforme Mateus 4:23 — "ensinando em suas
sinagogas e pregando o evangelho do reino". Chamado de mestre só pelos doze, por todos os
demais discípulos. Sendo assim, Jesus se reconhecia como Mestre, dizendo: "Vós me chamais
Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou" (João 13:13). Outra designação dizendo ser "a
luz", texto que ressalta a idéia de instrução. Seguindo esta interpretação, é instigante notar que
João Batista é mais chamado de pregador do que mestre. Mais um indicativo para corroborar
que o foco no ensino está no termo empregado para descrever os seguidores Jesus.
A palavra discípulo, que significa aluno ou aprendiz, utilizado 243 vezes, referindo-se
aos seguidores de Cristo. A mensagem do Nazareno como ensino (39 vezes), e sabedoria (seis
vezes), não dá sentido de preleção ou sermão. A expressão "Sermão do Monte" não é usada
pelos escritores do Novo Testamento. Mateus apenas diz — "E ele se pôs a ensiná-los,
dizendo..." (Mat. 5:2). Tal escrito literário deve ser denominado — O Ensino do Monte, e não O
Sermão do Monte.
O evangelho da referência a dois aspectos do chamado de Jesus e como agiu diante dos
vocacionados: 1 ponto Ele se agrega ao cosmos da cultura semítica de seu tempo, e estabelece
o modelo de ensino rabínico. 2 ponto apresenta um novo horizonte sobre a consciência de que
sua missão é para salvar, com total responsabilidade pela escolha e chamado dos seus

discípulos. Procedendo com autoridade profética, o âmago e seguimento de sua missão
pessoal, está em ser o enviado do Pai.
O vínculo entre o mestre e discípulo é símbolo de comunhão com Jesus, ligado a
obediência aos seus ensinos (palavra) e entrega total (a própria vida). Nos evangelhos a palavra
seguir não possuiu um único significado, e a maioria das passagens onde o termo é utilizado não
à ênfase teológica. Dentro desse contexto em "seguir" o mestre encontra-se seis formas:
1- Indicam seguir de maneira exterior a Jesus (em grego Akolouthéô), vão pelo caminho
em conjunto com as multidões, por seguidores ou discípulos. Mt 9:19, Mc 14:13, Lc 22:10, Jo
11:31
2- Passagens que mostram que seguir está no sentido de acreditar. Jo 8:12, Jo 10:4

3- Textos onde seguir acarreta em participar do mesmo destino do Mestre. Jo 12:36, Jo
13:36-37, Lc 14:27, Mc 8:24

4- Escritos que denominam que o discípulo deve seguir as pegadas do Mestre. Lc 14:27,
Mc 8:24

5- Transcrições onde seguir é sinônimo de discípulo (principalmente nos sinóticos)

6- Conteúdo relata que Jesus é o modelo ético a ser seguido. Mc 1:17, Mc 2:14, Mc
10:28, Mt 19:28

Citações no AT “chamado”

O vocábulo usado no Antigo Testamento para palavra chamada(o) hebraico קרא arq [qara]
“kara” apresenta os seguintes significados: Dar nome a uma coisa ou a uma pessoa; ato de
convidar ou solicitar; nomear para algum ofício e convidar alguém a assumir um dever, mediante
a palavra. A seguir, citações onde se encontra a palavra chamado no antigo testamento.

1- Mas a tua geração, que gerarás depois deles, será tua; segundo o nome de seus irmãos
serão chamados na sua herança. Gênesis 48:6
2- Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a
Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. Êxodo 35:30
3- Estes foram os chamados da congregação, os príncipes das tribos de seus pais, os
cabeças dos milhares de Israel. Números 1:16
4- E levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel,
príncipes da congregação, chamados à assembléia, homens de posição, Números 16:2
5- Então a ira de Balaque se acendeu contra Balaão, e bateu ele as suas palmas; e
Balaque disse a Balaão: Para amaldiçoar os meus inimigos te tenho chamado; porém agora já
três vezes os abençoaste inteiramente. Números 24:10
6- E dos filhos dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os filhos de Barzilai,
que tomou mulher das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado do seu nome. Esdras
2:61
7- E dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os filhos de Barzilai, que
tomara uma mulher das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado do seu nome. Neemias
7:63
8- Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que todo o homem
ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a
de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu nestes trinta dias
não tenho sido chamada para ir ao rei. Ester 4:11
9- Então foram chamados os escrivães do rei, naquele mesmo tempo, no terceiro mês
(que é o mês de Sivã), aos vinte e três dias; e se escreveu conforme a tudo quanto ordenou
Mardoqueu aos judeus, como também aos sátrapas, e aos governadores, e aos líderes das
províncias, que se estendem da Úndia até Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada
província segundo o seu modo de escrever, e a cada povo conforme a sua língua; como também
aos judeus segundo o seu modo de escrever, e conforme a sua língua. Ester 8:9
10- O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o
ensino. Provérbios 16:21
11- A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu
os formei, e também eu os fiz. Isaías 43:7

12- Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de
nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. Isaías 61:6
13- E será que aquele que for deixado em Sião, e ficar em Jerusalém, será chamado
santo; todo aquele que estiver inscrito entre os viventes em Jerusalém; Isaías 4:3
14- Nem tu as ouviste, nem tu as conheceste, nem tampouco há muito foi aberto o teu
ouvido, porque eu sabia que procederias muito perfidamente, e que eras chamado transgressor
desde o ventre. Isaías 48:8
15- Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo
de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Isaías 54:5
16- Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e
alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos.
Jeremias 15:16
17- Por que serias como homem surpreendido, como poderoso que não pode livrar? Mas
tu estás no meio de nós, ó Senhor, e nós somos chamados pelo teu nome; não nos desampares.
Jeremias 14:9
18- Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor
de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.
Daniel 9:19
19- Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo
meu nome, diz o Senhor, que faz essas coisas. Amós 9:12
20- Ó vós que sois chamados casa de Jacó, porventura encurtou-se o Espírito do Senhor?
São estas as suas obras? E não é assim que fazem bem as minhas palavras ao que anda
retamente? Miquéias 2:7

Citações no NT “chamado”

No Novo Testamento a palavra grega para chamado é: kalew [Kaleo], substantivo que
surge é klesis, vocação, convocação. Os dois verbos ligam dois conceitos, significa: chamado e
serviço. Não sendo chamado e serviço ordinário, é o chamado de Deus para uma vida e
relacionamento com Ele, reconciliação e glorificação ao Seu nome, para serviço e auxílio ao
próximo. Entrementes: vocação é a chamada de Deus ao homem para que ele se torne parte do
corpo de Cristo (Igreja), servindo a sociedade, amando o próximo. Devido o artigo também se
basear nesse vocábulo, os Evangelhos e Atos dos Apostolos, (que analisamos para

desenvolver os tópicos: natureza do chamado e discípulos) serão só indicado os versículos. A
seguir, citações onde se encontra a palavra chamado no novo testamento.
Evangelho de Mateus: chamado 18x = Mateus 22:14, Mateus 27:16, Mateus 5:9, Mateus
23:7, Mateus 27:33, Mateus 27:8, Mateus 26:14, Mateus 27:32, Mateus 5:19, Mateus 27:22,
Mateus 20:16, Mateus 27:17, Mateus 26:36, Mateus 2:23, Mateus 23:8, Mateus 9:9, Mateus 10:2,
Mateus 4:18
Evangelho de Lucas: chamado 15x = Lucas 1:60, Lucas 6:15,Lucas 21:37, Lucas 15:19,
Lucas 16:20, Lucas 5:27, Lucas 1:76, Lucas 19:2, Lucas 1:32, Lucas 19:29, Lucas 23:33, Lucas
22:25, Lucas 15:21, Lucas 1:5, Lucas 1:35
Evangelho de João: chamado 11x = João 3:1, João 11:16, João 20:24, João 19:17, João
5:2, João 12:17, João 19:13, João 1:42, João 21:2, João 9:11, João 15:1,
Registro de Atos dos Apóstolos: chamado 22x= Atos 18:7, Atos 15:37, Atos 5:1, Atos
27:14, Atos 1:23, Atos 10:29, Atos 13:6, Atos 9:33, Atos 18:24, Atos 7:58, Atos 1:12, Atos 9:12,
Atos 13:2, Atos 9:10, Atos 3:11, Atos 11:26, Atos 5:34, Atos 24:2, Atos 8:9, Atos 9:11, Atos 13:1,
Atos 15:22
87- Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. Romanos
1:6
88- Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de
Deus. Romanos 1:1
89- E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão
chamados filhos do Deus vivo. Romanos 9:26
90- A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de
Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7
91- E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que
amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
92- É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado
estando incircuncidado? não se circuncide. 1 Coríntios 7:18
93- Cada um fique na vocação em que foi chamado. 1 Coríntios 7:20
94- Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma
maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo. 1 Coríntios 7:22

95- Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado. 1 Coríntios
7:24
96- Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,
1 Coríntios 1:1
97- Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo
nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9
98- Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita
a ocasião. 1 Coríntios 7:21
100- Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo,
poder de Deus, e sabedoria de Deus. 1 Coríntios 1:24
101- Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo,
pois que persegui a igreja de Deus. 1 Coríntios 15:9
102- Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a
carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 1 Coríntios 1:26
103- À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados
santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhor deles e nosso: 1 Coríntios 1:2
104- Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para
dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13
105- Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que
fostes chamados, Efésios 4:1
106- Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só
esperança da vossa vocação; Efésios 4:4
107- Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados
incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Efésios
2:11
108- E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em
vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15
109- E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus
cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação. Colossenses 4:11

110- Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste
chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:12
111- Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus
5:10
112- Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Hebreus 11:24
113- E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
Hebreus 5:4
114- Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber
por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Hebreus 11:8
115- E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para
remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a
promessa da herança eterna. Hebreus 9:15
116- De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo
recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a
ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Hebreus 7:11
117- E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado
como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2:23
118- Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos
o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 1 Pedro 2:21
119- Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo;
sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. 1 Pedro 3:9
120- Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de
Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 1 João 3:1
121- Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus
Pai, e conservados por Jesus Cristo: Judas 1:1
122- E disse-me: Escreve: Bemaventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas
do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:9
123- Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos
senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.
Apocalipse 17:14

Considerações finais

Emfim, acaso a matéria de hiperetologia, termo, que vem do verbo grego “hypereteo”,
significa servir em qualquer função, tanto público ou privado. O substantivo é hyperetês = servo,
servidor, empregado - trabalhador com a vocação ministerial. Tenha caido em desuso pois nos
dias atuais, ser pastor, “bispo” ou “apóstolo” para alguns, é uma questão de título ou mercado e
não mais de vocação, de chamado, de experiência íntima com Deus que se manifesta no
relacionamento do rebanho de Cristo. Chamado e santificação possuem estrita relação, ambos
significam “separação para Deus”. O chamado maravilhoso e peremptório, é aquele que
transcorre de Jesus para eterna salvação, desempenhado no tempo estabelecido por Deus.

Três Desafios do Discipulado Cristão com relação ao chamado

(1) Mt 8:19 – Expectativa de um Evangelho de lucro material e de facilidades.
O Discípulo capitaliza na visão de Deus. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não
viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para
os que o amam” 1 Coríntios 2:9. Mas não tem como contabilizar o que não vê.
* Os primeiros discípulos deixaram tudo para seguirem a Jesus; Hoje há discípulos que querem
tudo para louvar a Deus.
(2) Mt 10:37 – Discípulo não possuí vontade própria
A condição sine qua non do Dicípulo é a Submissão total a Jesus Cristo. Ou morre com
Cristo para viver com Ele, ou morre com o mundo e o pecado, disposto a enfrentar o juizo.
“Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” Colossenses 3:3
(3) At 15: 36-41 – Superar as desavenças entre discipuladores e discípulos.
Relacionamento e discipulado são sinónimos em se tratando de bíblia sagrada. Onde há
relações humanas há conflitos; visões; pontos de vista; desentendimentos, gerando estresses.
Em um ambiente antagonico e competitor, há desavenças. É preciso ter domínio próprio,
sentimento de unidade espiritual e propósito para gerar um ambiente de acolhimento, edificação,
e santidade.

Referências:
Biblia Sagrada
Bíblia - Almeida revista e atualizada
Bíblia - king james
Bíblia - Jerusalem
Livros:
A pedagogia de Jesus; o mestre por excelência - Price, J. M.
A Assinatura de Jesus - Brennan Manning
Jesus de Nazaré - Joseph Ratzinger
O Chamado Divino Para Missionários - C. H. Spurgeon
O Chamado para O Ministério - C. H. Spurgeon
O Discípulo Radical - John Stott
Imitação de Cristo - Tomás de Kempis
Artigos científicos:
O Quadrante / seguimento de Jesus, uma abordagem a partir da cristologia de Jon Sobrino
JESUS E OS MOVIMENTOS MESSIÂNICOS - Prof. Dr. Pe. Ari Luís do Vale Ribeiro
Hiperetologia - CORREIO POPULAR
A RELAÇÃO MESTRE DISCÍPULO COMO FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO EM MOACIR GADOTTI - Fabio Junior Cordova
Três Figuras do Discípulo na Filosofia Antiga - Francis Wolff*
Sites:
http://chuva.serodia.com.br/?discipulado=11-discipulado
https://slideplayer.com.br/slide/4813699/
http://www.monergismo.com/textos/discipulado/discipulado_missao.htm
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/01/colunistas/inhauser/arquivos/23719-hiperetologia.html
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/ChamadoParaMinisterio-JLaerton.htm
Dicionários:
A ETIMOLOGIA DE ALGUNS VOCÁBULOS REFERENTES À EDUCAÇÃO - Olhares & TrilhaS ~ Uberlândia, Ano VI, n. 6, p. 31-
36, 2005
https://www.dicio.com.br
https://houaiss.uol.com.br/

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