Pular para o conteúdo principal

Encontro de Varões - Conectados com Cristo

Preletor: AiceMan
Texto 1Reis 2,2b esforça-te, pois, e sê homem.




Introdução
Todas as sociedades humanas da história desenvolvem estágios e rituais de passagem para a vida adulta. A preparação de jovens para o mundo é uma realidade, o apostolo dos gentios (Paulo) orientou já no seu tempo a igreja de Coríntios:
I Corintios 13:11
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
O apostolo ensina nessa passagem da epistola, para não sermos ignorantes a cerca dos dons espirituais (cap.12); como também faz parte da maturidade, não sermos meninos a cerca do Amor que é a coisa mais excelente e eterna.
O que é ser homem nos dias atuais, a bíblia sagrada nos dá muitas respostas, vamos meditar em uma das últimas frases que o Rei Davi disse a Salomão: “eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.”

Significado da palavra Homem no hebraico AT
O termo mais usado no hebraico para designar homem é “Iysh” para mulher é Iysha . Ainda se usa “Adom” para homem. Este vocábulo é mais usado quando se quer designar Senhor. Também é muito usado na leitura bíblica chamando Deus de Senhor, no caso de uso para pessoa acrescenta-se o "ni" Adoni da onde se deriva a palavra (Adonai - Senhor)
É importante conhecer o termo Iysh hebraico e Adom com vogais, raiz para o nome Homem, pois é a partir desse conceito que o nome Adão e Eva (formados da terra) raiz Adamah (terra) surgem como designio para toda humanidade (Gênesis 2:7)

Nem todo mundo nasce para ser Rei, porém...
Muitos personagens bíblicos tiveram uma vida difícil e dramática, mas a vida do Filho de Jessé (Davi) foi a mais emblemática com altos e baixos, essa característica do personagem Davi preverá o que está escrito no livro de 1Samuel 13:14 “ já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração ...” pois isso, o messias veio por meio de sua linhagem (Romanos 1:3) Sê Homem de compromisso com a Palavra. Sl 119-105. O monarca Davi tinha conhecimento mais do que qualquer outra pessoa que Salomão só poderia ser um rei bem sucedido se fosse um homem de compromisso, primeiramente com Deus. Davi adverte seu filho:
1 Reis 2:3
E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
Homens que foram honrados por Deus na história eram pessoas de aliança. A aliança feita com Abraão foi repetida ou reafirmada aos seus filhos Isaque, Jacó. Davi fizera aliança com Deus e foi um dos reis mais bem sucedidos da história de Israel.
Quem foi Salomão?
Ele foi o décimo filho de Davi e o segundo filho de Bete-Seba ,Salomão foi escolhido por Deus a Davi, e se tornou o terceiro rei de Israel, o primeiro requesito para ser um líder é o esforço e vontade, servir exige abnegação, dedicação, força.
Sê homem”. Este é o desejo de todo o garoto, de todo o jovem. Ser homem é dominar-se plenamente (Gálatas 5.22-23)
Na primeira década do reinado de Salomão, Deus estava presente, real, tão real que ele concluiu que era uma criança e não tinha condição de sozinho conduzir o reinado. “Mas eu sou apenas um menino pequeno, e não sei como sair e como entrar” (I Reis 3:7).
Aqueles que desenvolvem posições de responsabilidade busquem à inspiração registrada na oração de Salomão. Quanto mais importante a configuração que um lider ocupa, quanto mais competência para executar planos, mais extensa será a influência e maior sua necessidade de dependência de Deus. Deve sempre lembrar que a missão para um projeto, vem a necessidade de andar circunspectamente perante seus companheiros. Deverá ser fiel ante o Deus na atitude de um discípulo. A permanência não dá santidade e caráter. Está em honrar a Deus e obedecer seu princípios que o homem se torna genuinamente grande.

Decisões drásticas para um reino de paz e prosperidade
O novo rei Salomão em honra ao proposito de seu pai e munido de um relacionamento com o Deus Eterno, entende sua posição de “Homem” e lider da emergente nação de israel e toma medidas enérgicas logo nos primeiros dias em que assenta ao trono.
1. Adonias – 2:13-25.
Não há informações se Bate-Seba estava sendo manipulada por Adonias ou se ela já conhecia o caráter do filho, de maneira que deixou-o seguir com seu plano, em orgulho e ganância. O fato é que quando Salomão percebeu a manobra do irmão por parte de mãe, não hesitou, e ordenou a sua execução imediata! Havia nele más intenções para com o reino de Israel. Benaia, filho de Joaiada, agora homem fiel ao rei Salomão, sendo comandante realiza a sentença.

2. Abiatar – 2:26,27
O novo rei reconhece alguns feitos importantes de Abiatar, exercidos na época de Davi, mas o exila na cidade de Anatote, terra de seus pais, distante dali apenas uns seis quilómetros. A decisão é necessária porque Davi não havia pedido o julgamento de Abiatar.

3. Joabe – 2:28-35
Os feitos de justiça corre por todo o reino e Joabe percebe que não tardaria em ter um desfecho sobre sua conduta, pois Adonias fora morto e o sacerdote Abiatar, banido. Pressentindo que seu fim estava muito próximo, foge para o tabernáculo do Senhor e se gruda nas pontas do altar. Benaia, novamente, é solicitado por Salomão quando soube do ato infame e covarde de Joabe, este se reporta ao Rei conformando sua posição. Salomão não hesita diante da questão e claramente ordena a executar a sentença ali mesmo, pois tinha derramado sangue sem causa. Tinha cometido crimes e estava impune há alguns anos. Benaia foi um homem de credenciais militares extraordinárias!
II Sm 23:20-22. Ele serviu com toda a sua lealdade tanto a Davi como seu filho Salomão depois da executação de Joabe, se tornou o comandante sobre o exército do Rei – vs 34,35 e 4:4.

4. Simei – 2:36-46
Salomão, homem habilidoso e sábio, propõe a Simei para que ele não se ausentasse de Jerusalém. No dia em que saísse, seria morto. Simei concordou até o dia que dois de seus escravos fugiram, ele saiu a procurá-los além de Jerusalém, que chegou ao governo do Rei. Salomão chamou Simei a sua presença, recordando-o do acordo, ele reconheceu sua falha e foi morto.
Salomão consolida seu Reino com mão de ferro e nos anos seguintes, Israel desfrutará de paz e relativa prosperidade, mas o seu reino passaria por grandes transformações; o povo iria sofrer; as alianças com outros reinos traria idolatria e afastamento do Deus de Israel e após a sua morte o reino é divido. Ficou o exemplo de sua historia, é possível começar bem um reinado pautado nos preceitos de Deus, mas é preciso constância em observar os mandamentos e sempre ter em vista que a natureza humana dotada de sabedoria e ciências, mas sem a “presença” e a “força” do altíssimo causa dor, morte e divisão.









Citações no At e Nt onde a Honra é a base da relação com Deus

Velho Testamento 60 - Êxodo 1, Números 1, Deuteronômio 1,
Juízes 1, 1 Samuel 2, 2 Samuel 1, 1 Crônicas 2, 2 Crônicas 4
Ester 5, Jó 4, Salmos 5, Provérbios 17, Eclesiastes 2, Isaías 6
Ezequiel 1, Daniel 3, Oséias 1, Habacuque 1, Malaquias 2

Novo Testamento 48 - Mateus 4, Marcos 4, Lucas 2, João 3
Atos 1, Romanos 5, 1 Coríntios 2, 2 Coríntios 1, Efésios 1,
Filipenses 1, 1 Tessalonicenses 1, 1 Timóteo 5, 2 Timóteo 2
Hebreus 4, Tiago 1, 1 Pedro 2, 2 Pedro 1, Apocalipse 8




Referencias:
Biblia Sagrada: Almeida Revista e Atualizada
Artigos científicos:
Uma Promessa de Dinastia para Davi na Ótica de Jerusalém Anotações sobre Messianismo e Davidismo em 2Samuel 71 - Prof. Dr. Milton Schwantes
Natã precisa de Davi Na esperança da igreja profética - Milton Schwantes
O missianísmo na dinastia davídica – De situação histórica à escotologia – Marcelo Rodrigues de Oliveira.
A DUPLA FACE DE SALOMÃO MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA DE ESCRIBAS NO SÉCULO X A.C. - Tese apresentada em cumprimento às exigências do curso de Pós- Graduação em Ciências da Religião para obtenção do grau de Doutor - Tania Aparecida da Silva Calonga
Web sites





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias - Um paradigma do Ministério que prepara o caminho para a volta de Cristo.

Luiz Fontes: Introdução Quando estudamos esse personagem místico analisando a realidade contextual que cercava sua vida espiritual, percebemos que somos completamente limitados, pois não temos materiais suficientes que nos ajude a compreender melhor toda realidade da vida de Elias. Somos apresentados a ele primeiramente como Elias, o tesbita (Rs 17: I). Tisbé era uma cidade da região de Gileade, no Oriente Médio antigo. Os estudiosos da Bíblia não hesitam em enfatizar a obscuridade das raízes de Elias. Precisamos entender que o termo tesbita se refere a um nativo de certa cidade de nome Tisbé, ou algo similar. A localização da cidade é desconhecida". Segundo o irmão Charles Swindoll em seu livro Elias um homem de coragem disse que “a cidade de Tisbé é um daqueles lugares que a areia do tempo escondeu completamente”. Embora, não temos muitas informações sobre a vida deste amado servo de DEUS, somos apresentados a ele numa situação de profunda crise espiritual do povo de DEU...

Como Jesus foi crucificado?

por Tiago Jokura Ilustrações: infographic A morte de Jesus - lembrada pela Igreja , na Sexta-Feira da Paixão - teve início bem antes de ele ser pregado na cruz. Primeiro, Jesus foi submetido a um açoitamento, apenas um dos vários castigos que o enfraqueceriam mortalmente. Preso a uma coluna, Jesus teria sido golpeado nas costas com o flagrum, um chicote com várias tiras de couro e com bolinhas de metal ou lascas de ossos nas pontas. Essas pontas penetravam e esfolavam a pele, causando grande hemorragia e atingindo até músculos e ossos. Citada na Bíblia, uma coroa de espinhos colocada em Jesus - provocação dos soldados romanos ao "Rei dos Judeus" - aumentaria a hemorragia. Para ficar mais firme, ela poderia ter sido fixada a paulada, penetrando veias, artérias e nervos espalhados pela cabeça. Os historiadores que estudam a morte de Jesus acreditam que, ao carregar a cruz, ele tenha levado "só" o patibulum - a parte horizontal, com peso de até 27 kg. O mais provável é...

Estou Lendo - História de Israel - John Bright (Resenha)

(7ª edição, revista e ampliada a partir da 4ª edição original – Bright, John. História de Israel. São Paulo: Paulus, 2003) Por: Danilo Moraes A formação de Bright se deu no Union Theological Seminary, local onde atuou posteriormente como professor ensinando línguas bíblicas. Bright cresceu na Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, e bacharelou-se em 1931. Em seguida Bright foi convidado para participar em uma expedição arqueológica em Tell Beit Mirsim, liderada por William Foxwell Albright, e a partir de então Bright passou a ser fortemente influenciado por Albright. Entre 1931-1935 Bright fez seu mestrado e em 1935 de início ao seu doutorado na Universidade de John Hopkins, onde estudou sob orientação de Albright. Seu doutorado foi concluído somente em 1940, após um período em que Bright precisou se afastar dos estudos por motivos financeiros. Tendo seu doutorado concluído assumiu a cadeira no Union Theological Seminary, onde permaneceu até sua aposentadoria em...