Sempre tenha um Plano B;C;D

Analista de treinamento Dásio Oliveira (esquerda) curso técnico refrigeração, condicionadores de ar, saindo da Sercom para 
Whirlpool S. A. é uma empresa brasileira do ramo de eletrodomésticos, subsidiária da multinacional Whirlpool Corporation. A Whirlpool S. A é resultado da fusão entre a Multibrás e a Embraco ocorrida em 2006. 

A minha vida melhorou muito quando entendi, e passei a ordena-la por áreas: Espiritual; Familiar; Profissional ; Cultural etc. Lógico, é um contrassenso reduzir a vida humana em meros clichês de gurus de auto-ajuda, mas como o mundo é tecnocrata e mercadológico me apoiei em conceitos de sabedoria antiga, a saber, da teologia biblica, para ordenar o meu dia a dia e crescer profissionalmente, setor que há anos eu negligenciava

aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Efésios 5:16

Nos últimos 3 anos, estou vivendo e sendo guiado por esses princípios, e tem me ajudado deveras,  por isso resolvi fazer um post.

Hoje escrevo sobre um princípio: tenha sempre um plano b...

Em qualquer função que desempenhar no seu trabalho, tenha em mente o seguinte:

 1 Faça tudo com excelência.

 2 Não espere aplausos por desempenhar bem uma função para qual você foi contratato.

3 Network não é puxar o saco das pessoas, ou politicagem  barata, é construir uma rede de contatos e relacionamentos saudáveis.

4 Atualização sempre! Estude; pesquise, e construa em si uma biblioteca de habilidades e conhecimentos (inclui ferramentas de tecnologia), quando surgir uma oportunidade estará preparado(a)!

5 Cale-se, para fofocas, intrigas e contendas. Só entre em uma conversa para falar de coisas construtivas e ou que acrescente valores nas pessoas. Terá um grande equilíbrio em seu humor, e mais energia para resolver os problemas relacionados a função exercida na companhia.

6 Paciência é um dom de "Deus" exercite-a.  Se você não tiver paciência para suportar os períodos difíceis na funçâo em que exerce já era! Em uma Nação onde tem mais de 12,9 milhões de desempregados, não é uma opção ficar pulando de emprego; revise suas prioridades.

7 Analise, consulte e processe seu currículo. Se a empresa tiver um plano de carreira, fica mais fácil, se não, você precisa ficar atento(a) ao mercado de trabalho.

8 Empreender é uma boa opção, mas não faz milagres. Se tiver tempo e disposição para desenvolver um projeto paralelo, excelente, caso contrário, foque naquilo que tu já faz, as chances de êxito serão maiores.

9 A caminhada do sucesso ou liderança é solitária. Finalizar um curso, conseguir uma promoção, projetar sua carreira a longo prazo (5 anos) é um processo que poucos querem realizar. Vencer o comodismo e sentimento de auto comiseração deve ser meta de vida.

10 Deixe valores, eles serão pedras para o seu castelo. Esses, são o seu legado de serviço e trabalho no ambiente profissional, viva como se fosse o seu último dia, dê o seu melhor. No futuro, caso precise de uma recomendação ou indicação, estará a frente dos outros candidatos. 

Experimente, nunca é tarde para começar o seu projeto Plano B, use este como exemplo ou desenvolva o seu, só não fique parado(a). Lembre-se :


2 Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los.
3 Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: O destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos.

Eclesiastes 9: 2,3


Comentários