Uma visão de ascensão




Jacó é forçado a escapar do seu irmão Esaú. Ele abandona a casa dos seus pais na Terra de Israel e vai para a casa do seu tio Labão na Mesopotâmia. No caminho Jacó descansa e dorme no chão, onde tem a sua famosa visão: 
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. (Gên. 28:12)



 No hebraico, fluir fora ou adiante, o nome de um rio que atravessa a região a leste do Jordão, que, depois de um curso quase perfeitamente do leste para o oeste, entra no Jordão c. de 48 km abaixo do mar da Galiléia. Nas escrituras, este rio é mencionado como formador da margem que separou o reino de Seom, rei dos amorreus, daquele de Ogue, rei de Basã (vs. 4). Depois este mesmo rio formou a margem entre as tribos de Rúbem e a meia-tribo de Manassés. Ver Gn 32:22; Nm 21:24; Dt 2:37; 3:16; Js 12:2; Jz 11:13 e 22. Este rio tem sua fonte inicial perto de Annom; tem um comprimento de um pouco mais de 100 km. Hoje se chama Wadi Zerqa que significa rio azul. Jacó atravessou este rio um pouco antes de ter sua «luta livre» com o anjo (Gn 32:22). Assim, a palavra hebraica para este rio é semelhante à palavra lutar e é possível que o nome tenha surgido, originalmente, deste verbo, com uma mudança pequena para que ela significasse fluido. A arqueologia tem encontrado muitas evidências de habitação ao longo deste rio na área do Wadi ez-Zerqa. Diversas cidades bíblicas se localizaram ao longo dele. O lugar da travessia de Jacó não pode ser localizado, mas alguns eruditos sugerem que Penuel (Gn 32:31) provavelmente ficava perto.

O valor de uma base forte

O sonho de Jacó nos ensina que nossas vidas espirituais seguem um modelo: às vezes para cima, às vezes para baixo, mas sempre em caminho aos céus com passos firmes. Progredimos em caminho a Deus um passo por vez e não de uma vez. Esta ascensão, no entanto, só é possível com uma base forte. Como a escada de Jacó, que estava "posta na terra", nossas vidas espirituais requerem uma base forte. A palavra hebraica neste verso para “posta” é mutzáv (מֻצָּב). Ela vem da raiz que significa "ser firme, decidido". No original em hebraico, a Bíblia deseja reforçar a ideia de que a escada de Jacó não estava apenas posta, mas que estava firme e forte na terra.
0