Pular para o conteúdo principal

Expedição lança nova luz sobre Acabe e a Cidade de Jezabel


A expedição a Jezreel está a realizar um levantamento e mapeamento arqueológico para entender melhor a história da ocupação de Tel Jezreel e arredores. Foto da Expedition Jezreel.
Décadas atrás, os arqueólogos David Ussishkin e John Woodhead escavaram o pequeno monte de Tel Jezreel no norte de Israel, um lugar que, de acordo com a Bíblia, foi outrora uma poderosa fortaleza israelita, onde a infame rainha Jezabel foi lançada aos cães (2 Reis 9: 30-37). 


Embora os resultados das escavações tenham sido emocionantes, os diretores da expedição a Jezreel atual, Norma Franklin e Jennie Ebeling, estão a usar um novo levantamento e mapeamento através de meios muito avançados para aprender ainda mais sobre a cidade bíblica. De fato, como a expedição Jezreel encontrou, há muito mais em Jezreel que apenas o lugar da colina fortificada. "Grande Jezreel" inclui uma nascente, que era a alma da cidade, bem como um terraço agrícola inclinado que se estende para o norte.
O selo de Jezabel






Qual é a ligação entre este terraço, por um lado, e a fortaleza bíblica, por outro? Para responder a esta questão, a expedição Jezreel digitalizou recentemente quase 3 quilómetros quadrados de Jezreel com mapeamento LiDAR (Light Detection and Ranging) de tecnologia. LiDAR mapeamento produz dados de elevação digital de alta resolução que, por sua vez, permite que os arqueólogos detectem micro mudanças na topografia e, assim, descobrir as características naturais e artificiais, de outra forma ocultos por vegetação densa e rasteira.
LiDAR (Light Detection and Ranging)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias - Um paradigma do Ministério que prepara o caminho para a volta de Cristo.

Luiz Fontes: Introdução Quando estudamos esse personagem místico analisando a realidade contextual que cercava sua vida espiritual, percebemos que somos completamente limitados, pois não temos materiais suficientes que nos ajude a compreender melhor toda realidade da vida de Elias. Somos apresentados a ele primeiramente como Elias, o tesbita (Rs 17: I). Tisbé era uma cidade da região de Gileade, no Oriente Médio antigo. Os estudiosos da Bíblia não hesitam em enfatizar a obscuridade das raízes de Elias. Precisamos entender que o termo tesbita se refere a um nativo de certa cidade de nome Tisbé, ou algo similar. A localização da cidade é desconhecida". Segundo o irmão Charles Swindoll em seu livro Elias um homem de coragem disse que “a cidade de Tisbé é um daqueles lugares que a areia do tempo escondeu completamente”. Embora, não temos muitas informações sobre a vida deste amado servo de DEUS, somos apresentados a ele numa situação de profunda crise espiritual do povo de DEU...

De Alexandria a Roma – José Arthur Giannotti

Estoicos, céticos e neoplatônicos levam suas investigações até Roma. Mas feita essa passagem, só poderemos indicar como Agostinho de Hipona será o grande elo entre o pensamento grego e o cristianismo. De que modo o Uno original poderá ser três (Pai, Filho e Espírito Santo)?