Filme Flight (Decisão de Risco) - Final Cristão condizente com a vida!


"Fight" dirigido por Robert Zemeckis (“Forrest Gump”) traz em elenco Denzel Washington, Kelly Reilly, Don Cheadle, Bruce Greenwood, Brian Geraghty, John Goodman e Tamara Tunie. A obra, narra a história do experiente piloto de uma companhia área por nome “Whip” (Denzel Washington) desquitado, alcoólatra e viciado em drogas. Após um pouso forçado e 8 mortes dos 106 tripulados, devido falha técnica na aeronave “Whip” é o novo herói nacional. Mas as investigações vão colocar em xeque a vida dúbia do piloto e sua conduta na noite anterior ao acidente. 

Depois dos clássicos filmes: De Volta para o Futuro, Forrest Gump, Náufrago Zemeckis retorna com um drama que não transita mais nas produções de Hollywood, focado em filmes de supra-heróis; e comédias que não são românticas. Um longa metragem difícil de digerir, com cenas fortes de nudismo, consumo de drogas e conflitos inter-pessoais. As cenas e efeitos especiais: Pouso do avião, tiradas hilárias (conversa dos pacientes no corredor do hospital), romance (quanto Nicole "Kelly Reilly" hospeda-se em sua fazenda) e trilha sonora  deixa o filme muito interessante, envolvente, suavizado devido ao tema "moral" e ou "papo-cabeça" coisa que nem nos sermões dos púlpitos há amantes telespectadores. 


A realidade dos dependentes 

O uso de entorpecentes é caso de saúde e polêmica no mundo, países como: Holanda, Portugal, Espanha que estão em processo de discriminação (somente maconha é liberado, algo em torno de 5 gramas ou drogas leves) conhecidos como Coffee Shops, estão enfrentando alguns problemas em suas respectivas secretarias de saúde. Com o advento da crise financeira na Europa e o aumento de desempregados, o consumo de drogas tem aumentado exponencialmente levando à alguns especialistas exclamarem que dado tipo de legalização é um tiro no pé (...) Não querendo entrar na questão da "legalização" pois o post é sobre o filme, no Brasil, pensar em legalizar (Drogas) antes de indiscrimina-lizar a Educação, Saúde, Moradia, etc, é realmente estar em uma abstinência cerebral. 

Pois bem, já que citei o Brasil, posso dizer algo com conhecimento de causa: 
Tenho participado de reuniões de NA (No filme, Nicole também dependente, frequenta reuniões   de AA) em casas de recuperação e especialmente na Igreja onde congrego, e as histórias são tristemente reais, chocantes e por vezes irremediavelmente fatais para alguns dependentes químicos. 

Em Decisão de Risco (titulo do filme em português) o protagonista aparentemente bem sucedido em sua profissão, vai se desintegrando física e mentalmente (isto, com uma postura auto-confiante sempre dizendo que está no controle ...) agarrado ao vício, num calabouço de conflitos e mentiras;  se não fosse por um detalhe. Este, torna-o fascinante. 

Fotos:
  
  
  

A Fé em questão

Veja, os caras não são fracos não. O roteirista é John Gatins, ele só roteirizou o filme Treino para a Vida clássico com Samuel L. JacksonRob BrownAshanti, gerou muitas teses e discussões em faculdades . John Gatins concorre ao Oscar pelo roteiro nesta obra, junto com Denzel Washington melhor ator obviamente. A fé (religiosa) é assunto corrente desde a segunda tomada até o final do filme, ela corre no pano de fundo quase impercebível. Tal fé, do Tio San, não tem sido exemplo nas últimas décadas (salvo raras exceções) a despeito das guerras no oriente médio; Afeganistão, Iraque, Líbia e tantas conspirações (plantadas por Bush Cristão confesso) que o atual presidente Barack Obama (Negro) vem abrandando em seus supostos acordos de Paz. 

Para quem é agnóstico ou ateu o filme não terá graça nenhuma, pois o final, jamais imaginado por fatores claros correntes ao senso comum é possivelmente real ao campo da fé. E neste sentido, é o melhor filme que assisti neste início de 2013. Para os brasileiros esse filme americano (hollywoodiano), secular, de certa forma tendencioso tem uma grande lição a ensinar sobre a Fé, que está muito em alta nas periferias e cidades do mascote verde, amarelo,azul e branco; está Fé, é pura, desgarrada de dinheiro, matança, manipulação, prostituição e maldição. A fé que raramente é encontrada nas pregações televisivas, que não transforma nada a não ser contas bancárias e negócios escusos em nome de um Céu que é terra, terra preta de cemitério (...) 

A fé que Jesus pregou, a fé que  “Whip” aceitou 
E digo como ele: 
"Hoje me sinto Livre" estou "Livre"


Filme Flight (Decisão de Risco) 
Elenco: Denzel Washington, Don Cheadle, Melissa Leo, John Goodman, Bruce Greenwood, Kelly Reilly.
Direção: Robert Zemeckis
Gênero: Drama
Duração: 138 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
Orçamento: US$ 15,1 milhões
Estreia: 8 de Fevereiro de 2013

Aice Man é Rapper , Arte Educador e cursa História pela faculdade Uniesp

Nenhum comentário: