Positivismo ea Religião da Humanidade


Positivismo ea Religião da Humanidade

Auguste Comte (1798-1857) formulou algumas idéias muito influentes, e algumas idéias que eram simples estranho. O "pai da sociologia", argumentou para uma ciência total da sociedade, e inventou o progressista "lei dos três estágios" .Pelo Comte 1840 fundou a filosofia altamente influente e ideologia do positivismo. Qual será a próxima? Ele fundou uma Igreja e proclamou-se Sumo Sacerdote.
A mudança aparentemente marcada ênfase no pensamento de Comte foi algo de um embaraço para os seus seguidores, incluindo muitos dos seus entes contemporâneos. John Stuart Mill foi um admirador cedo, mas pelo tempo que ele publicou Auguste Comte e do Positivismo, em 1865, ele teve que demitir últimos trabalhos do mestre, por considerá-los "falso e enganador" (em Olson 2008:65).
Parcialmente por esta razão, tem sido bastante comum para falar de Comte como um "dividido" pensador, exibindo duas carreiras radicalmente diferentes. Um deles era sua verdadeira carreira intelectual e científico, com suas muitas contribuições grávidas e inovadora para a sociologia ea história da ciência. O outro era como um profeta louco, um filósofo virou fanático. Como George Sarton , outro discípulo desencantado colocá-lo ", o profeta nele havia matado o homem de ciência".
A "Religião da Humanidade" positivista que no entanto fazer algum sentido em vista de seu período anterior. Essencialmente, foi uma tentativa de tirar toda a transcendência e superstições da doutrina religiosa, mantendo cerimônia ritual, e ensinamento ético. Ele procurou descartar os restos dos dois estágios mais primitivos da sociedade, o estágio religioso e metafísico, enquanto a cultivar os valores da época positiva.
Catéchisme Comte 1852 positivo estabeleceu um tipo de culto que visa "regular o cultivo direto dos nossos instintos simpáticos". Uma maneira de fazer que era por comemorando e celebrando a vida dos heróis mortos, amigos e parentes, focando especialmente os caracteres desejáveis ​​que eles possuíam. Mas a nova religião positiva também foi sobre a comemoração do poder e da progressão do pensamento científico. Este projeto foi incorporado na reforma de Comte calendário proposto, que substituiu o de 12 meses com calendário gregoriano de 13 dias corridos x 28, com um dia extra para comemorar os mortos e um sistema para anos bissextos. Para além de uma racionalização dos Calendrics, o calendário foi particularmente "positivista" na medida em que reflete a progressão do pensamento ocidental por meses de nomenclatura e dias após as grandes mentes de várias épocas (8 de março, por exemplo, é o Tuchydides dia no mês de Aristóteles - caso contrário, Aristóteles 10 ).
Não houve entidades sobrenaturais na Religião da Humanidade, e vida após a morte só foi prometido era a reputação de uma vida desenvolvida em memória dos parentes e amigos e comemorou em rituais da Igreja. Mas tinha algumas outras características bizarras, que muitos de seus seguidores anteriores encontrados perturbador. Primeiro de tudo, ele efetivamente deificados seu amor jovem, Clautilde de Vaux, que havia morrido repentinamente de tuberculose em 1846. Comte exigiu que Clautilde ser adorado como "Virgem Mãe do Ser Grande" - esta última era a sua expressão para toda a humanidade. Além disso, ele se proclamou "o Sumo Sacerdote da humanidade", exigindo a ser obedecida, sem dúvida por seus seguidores. A coisa toda começou a olhar como uma paródia do secularismo e do catolicismo iguais.
Na verdade, os historiadores apontam Igreja que Comte ocupou um lugar difícil em que ele tem críticas de ambos os secularistas e religiosos. Na Inglaterra, TH Huxley expressou uma opinião popular realizada quando afirmou que a Religião da Humanidade foi pouco mais do que o catolicismo despojado do seu cristianismo - uma espécie de pseudo-secular "renascimento do catolicismo".Mas, novamente, ele também era conhecido por "voar em um positivista com zelo ainda mais do que em um bispo" (Campbell em 1971: 70).
Então, de onde tudo isso veio? Estourando através das rachaduras alargamento de uma mente tão brilhante uma vez?
Bem, pelo menos uma opinião psychopathologizing não é necessária para dar conta de tudo. Por exemplo, Comte tinha realmente flertou com a idéia de uma "religião do amor universal" já na década de 1820. Seu projeto mais tarde deve ser visto no contexto de uma posição que expressa através de toda a sua obra, ou seja, que a ciência prospectivo de sociologia deve dar à luz uma engenharia social, bem como - uma habilidade política fundada no conhecimento científico positivo. Parece também significativo que a sua vez ativista em grande parte coincidiu com a Revolução de 1848 , a Segunda República, eo Segundo Império. Um período politicamente turbulento, para dizer o mínimo.
De qualquer forma, a Igreja de Comte decididamente tinha um papel a desempenhar em seu projeto de engenharia social. Por um lado, parece ligada a sua solução não revolucionária para a divisão entre as classes: a burguesia teve que ser ensinados a fazer as escolhas certas sobre como gastar seu capital em benefício da sociedade, por exemplo. Da mesma forma que manteve a família ser a unidade básica do ensino, aprendizagem e cultura de tipo lamarckista gradual dos nossos instintos, e fez questão de colocar uma forte ênfase sobre o casamento ea monogamia na sua Igreja.Na verdade, ele queria instituir uma noção de "viuvez perpétua" e "união no túmulo" para estender o casamento, mesmo para além da morte. Como o historiador Richard Olson comentou recentemente, "embora as mulheres estavam a ser venerada, eles também encontram-se ainda mais excluídos da vida intelectual, a vida política ea vida económica não domésticos do que era tipicamente o caso da sociedade do século XIX" (2008:81 Olson ) - se a visão de Comte foram plenamente realizados.
Templo positivista, Porto Alegre
Não foi - pelo menos não na França ou Inglaterra. Uma torção intrigante da trama é que todos os aspectos da filosofia positiva de Comte e, particularmente, os aspectos políticos e religiosos, eram muito mais bem sucedido nas colónias do que na Europa. Ele se espalhou entre as classes médias educadas da Índia e Bengala, vendo nele um programa para atingir o nível de desenvolvimento agosto mesmo como os Estados europeus tinham alcançado. No Brasil, o Positivismo comtiano, mesmo se tornou a principal ideologia e filosofia da revolução republicana (leia-se: golpe) de 1889 (o lema nacional, Ordem e Progresso, baseia-se em suas idéias). A Religião da Humanidade, mesmo se tornou uma espécie de religião do Estado, e ainda existem templos ativos deixados no Brasil até hoje.
Tudo somado, porém, a religião de Comte da Humanidade falhou.Ele, no entanto, ocupa uma posição fascinante na história da "irreligiosos movimentos religiosos", o secularismo organizado, livre-pensador agnóstico, ateu e grupos humanistas.
Referências:
Campbell, Colin. 1971. Para uma Sociologia da irreligião. London: Macmillan
Olson, Richard G. 2008. Ciência e cientificismo do século XIX na Europa. Chicago: University of Illinois Press.
Wright, TR A Religião da Humanidade: O Impacto do positivismo comtiano, na Inglaterra vitoriana. Cambridge: Cambridge University Press.
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