Evangelizar ?




Evangelismo com caminhão na Vila Natal (zona sul) SP. 21/11


Vasculhando coisas na minha máquina fotográfica "tabajara", encontrei fotos do evangelismo na Vila Natal e pensei em escrever algo sobre a coluna da Fé Cristã.



1º vamos a etimologia da Palavra Evangelho:

Em grego: τὸ εὐαγγέλιον κατὰ significa "boas novas" Há mais de 100 citações em toda a extensão do novo testamento. Eu poderia me estender a muitas linhas mas, não é necessário o importante é saber que evangelho é...

Digo que é coluna porque esta palavra representa o próprio Jesus e sua obra. Nascimento (encarnação), morte e ressurreição!

No livro a qual escreveu Marcos diz:

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; Marcos 1:1.

Jesus disse algo poderoso mediante indagação dos discípulos de João Batista: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Mateus 11:5.

Receber a Jesus é receber um glorioso kit de "Boas Novas"




irmao Piassa Ministério Realidade Urbana


2º Jesus ordena a evangelizar (aqui complica um pouco, ou melhor, nós complicamos)


E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:1.

Este versículo se tornou "clichê" no nosso meio o que é triste, ouço muito nos hinos, em cultos de missões e é muito falado em programas de televisão. Estamos cumprindo este mandamento tão sublime? Veja o padrão bíblico em Atos:

"E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia". Atos 8:40

"E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia," Atos 14:21

"Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho." Atos 8:25


Pela Bíblia e no meu entendimento, evangelismo é corpo a corpo, de casa em casa, ou melhor: olho no olho, pregando, curando e fazendo discípulos. Hoje em dia o único grupo que faz algo semelhante aos tempos apostólicos são os famosos (torre de vigia) ou testemunhas de Jeová.



Um fato assustador!
Em nosso continente, algumas lideranças evangélicas gastam alguns milhões de reais em programa de televisão com o objetivo de evangelizar. Mas vocês sabem qual é a religião que mais cresce no Brasil desde 1970? É o espiritismo com mais de 70% fonte IBGE. Estamos cada vez mais acreditando em esforços humanos e recursos financeiros do que praticando a Palavra!

Digo sem medo de errar que a igreja (sendo corpo) perdeu o foco no evangelismo já faz um tempo...





VISTA DO CAMINHÃO COMUNIDADE DE VILA NATAL


3º A ordenança é para todos (ESTREITOU)

Jesus não disse: Ei, vocês meus discípulos (ou liderança) ide e pregai o Evangelho, ou Vós da Igreja (A) abençoada financeiramente, ou Vós da Igreja (B) pessoas intelectualmente capacitadas (inclui também os Teólogos) ide, ide pregai o Evangelho, não! Ele disse o ide para todos!


Seja o Advogado, médico, professor, faxineiro, eletricista, motorista, padeiro, pastor, obreiro, missionário, membro não importa; se você aceitou a Cristo nasceu de novo, foi batizado ide por todo o mundo e pregai...


Terceirizando o Evangelismo


Existe em nosso meio pessoas dedicadas que se consagram continuamente e vivem para Deus e sua obra. Sejam do universo do louvor, no ensino e ate mesmo bons pregadores. Isso é uma benção porem, o que acontece é que alguns são idolatrados como deuses e as igrejas contratam tais para evangelizar colocando aquele aparato de marketing com faixas, vinhetas em rádio e televisão que deixa agente enojado! Eximindo-se da responsabilidade. Irmãos devemos orar, onde estão os Evangelistas das nossas igrejas?

Não pense que sou sectarista ou generalize demasiadamente, apenas onde por alguns templos e veja o que esta sendo pregado e quem prega!

E tem aqueles que dizem: Olha o ministério tal foi lá na igreja (C) você soube? 12 almas. Tratam as vidas humanas como se fossem números e as colocam em suas coroas, que não serão de ouro!


Esquecem que aquele que semeia também deve regar ou capacitar outrem para o propósito "feito muitos discípulos" quem é faz discípulos para cristo hoje em dia e não para si próprio.


“Eu plantei; Apolo regou, mas Deus deu o crescimento." (I Co 3: 6, 9)





Valdeir Lider do Evangelismo ComCafe




4º Requisito básico para Evangelizar (ESTREITOU mais)


"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. "2 Timóteo 2:15


Medite em 2 Timóteo 2 e verá que tem tudo a ver com este contexto.


Leia também Mateus capitulo 10 e tire suas conclusões, vou citar aqui apenas o versículo 8


"Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." Nem vou comentar ...



5º Pregar o Evangelho é anunciar o Reino de Cristo e seu poder. (ESTREITOU mais ainda)


Vocês leram o versículo acima né?


Olha o que Paulo disse sobre Evangelizar com poder:


"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.

Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” 1 Coríntios 2. 1-5



Que O Senhor tenha misericórdia de nós...

Nenhum comentário: