Discurso de religiosos com supostos poderes divinos pode “desligar” o cérebro

Site: Superinteressante

Ana Carolina Prado 29 de abril de 2010


O que faz com que alguns líderes religiosos tenham tanta influência sobre os fiéis? Um estudo recente da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, encontrou a explicação em um mecanismo cerebral. Os pesquisadores descobriram que duas áreas do cérebro (relacionadas à crítica e cautela) ficam menos ativas quando ouvimos o discurso de religiosos com supostos poderes divinos de cura – e isso vale tanto para os fiéis como para os céticos.

Os pesquisadores avaliaram a atividade cerebral de 20 pessoas religiosas que acreditavam em curas divinas e 20 pessoas não-religiosas. Através de ressonância magnética, a pesquisa estudou esse comportamento enquanto os voluntários ouviram orações gravadas anteriormente. Foi dito a eles que seis das orações foram lidas por não-cristãos, seis por cristãos que supostamente tinham o poder da cura divina e outras seis por cristãos “comuns”. Na verdade, todas elas haviam sido gravadas por cristãos “comuns”.

Nos voluntários crentes, o estudo observou que a atividade cerebral do córtex pré-frontal e cingulado anterior (áreas responsáveis pela vigilância e ceticismo ao julgar aquilo que ouvimos) foi desativada enquanto eles ouviam as orações de quem tinha supostos dons divinos de cura. A atividade foi diminuída em menor medida quando quem falava era um cristão “normal” . O estudo constatou ainda que as orações de religiosos também afetava os descrentes: os voluntários não-religiosos também apresentaram uma mudança na percepção, mas em menor escala.

Para os pesquisadores, essa força ou dom conferido por graça divina que esses religiosos possuem apontam que a influência de uma pessoa sobre a outra está relacionada a noções preconcebidas de autoridade e confiabilidade. E mais: esse mecanismo pode estar presente em outras interações interpessoais, como quando ouvimos a fala de médicos, pais e líderes políticos.

comentem.

Manafest – The Chase (pesado !)



1. No Plan B
2. Fire In the Kitchen
3. Supernatural
4. Everytime You Run
5. Bring the Ruckus
6. Avalanche
7. Married In Vegas
8. Renegade
9. The Chase
10. I’m Better Cause of You
11. Breaking Down The Walls
12. Impossible (DJ Kubiks Remix)

Para Pregadores de Plantão


Sinopse:
"Baseado em uma história real..."Acredite no poder das palavras. Inspirado em uma história real, o filmes conta a jornada do brilhante, mas volátil, Professor Melvin Talson que, usando seus métodos pouco convecionais, sua visão política radical e o poder das suas palavras para motivar um grupo de alunos do Wiley College do Texas, a participar de um campeonato de Harvard.

Estou Lendo


O Futuro da Humanidade fala sobre a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina que ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, fica chocado ao encontrar, em sua primeira aula de anatomia, a triste cena de corpos sem identificação, estendidos sobre o mármore branco. O Jovem calouro de medicina não consegue aceitar a frieza com que os professores se referem aos corpos, dizendo que ali a identidade não importa, que aqueles corpos não têm nome, são mendigos encontrados mortos na rua sem identidade. Revoltado com a situação, Marco Pólo sai à procura de informações sobre esses personagens aparentemente sem passado, e nessa jornada encontra o excêntrico Falcão, um mendigo que conhece a fundo a mente humana. Apesar da difícil situação em que vive, com seus sonhos frustrados, futuro desfeito e esperanças perdidas, Falcão recupera a sua alegria inata ao conviver com o jovem sonhador. Surge uma amizade entre os dois personagens, a identidade de um dos corpos mutilados nas aulas de anatomia é revelada por Falcão como um ilustre cientista médico que num acidente havia perdido toda a família e a partir daí tinha deixado sua carreira e se tornado um mendigo que terminou morrendo no anonimato. A revelação cai com uma bomba na faculdade onde o atual professor só então percebe a semelhança dos traços do corpo inerte com o antigo fundador daquela universidade. Anos depois, Marco Pólo já recém formado em Psiquiatria, estimulado pelo amigo enfrenta uma grande batalha contra professores e médicos de renome internacional, tentando mudar a abordagem clássica da psiquiatria e os paradigmas da medicina. Ele desafia profissionais de renome para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação ? e menos remédios. Ele utiliza a força do diálogo e da psicologia, e acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive. Esse livro representa a luta contra as injustiças e a força de um jovem corajoso, dotado de uma imensa paixão pela vida e pelas pessoas. O Futuro da Humanidade nos leva a uma fascinante viagem pelo mundo da psicologia. Sua linguagem é clara, seus conceitos apresentados de forma simples, nos fazem refletir sobre o rumo que a sociedade está tomando.

Single Soldado Escolhido



Foto: Marcelo Min


baixe Mp3

Essa música fará parte da coletanea do Mano Reco!

O disco:
Terminamos esse mes a produção do disco, então atrasará o lançamento. Assim que tiver uma nova posição comunico.

Agora vamos gravar os vocais.

Orem...

Coletânea Mano Reco & Convidados

2010


Grupos selecionados

01 Fé de Jó.Éfeso
02 Ideologia Crista
03 Geraçao Conciente Rap
04 Gladiadores de Cristo
05 Suzane Soul
06 FMG
07 Mp Karpos
08 Leo Mc
09 Salmo x
10 Dialeto Sagrado
11 Soul Rap
12 Ministerio Gade
14 Aice Man
13 Mano Reco
15 Afro-X

Em breve nas melhores lojas...

Milliyon – The Prototype Mixtape (2010)



Track Listing:

01 Welcome To The Protoype – feat Hey You
02 The Prototype feat J. Ahmad
03 Angels Feat_ Gemiinii
04 Sun Comes Up feat C.M.O & Bigg Stretch
05 3’s In The Sky
06 Ready For War – Feat Gemiinii Produced By Vybe
07 I Get It In – feat DMaub
08 We Run This Town
09 Mass-Comm Music May 18th – feat Representa
10 Welcome To The Light prod by Trackhustla Music
11 I Cant Help But.. – feat Holloman
12 Reach Out Your Hand
13 Rep His Name Foreva – Feat Erica Cumbo
14 We Aint Saved – feat Mouthpiece
15 Drive By – Feat MouthpieceMp3 Prod By Big Ran
16 Jus Them Choices
17 Holy Are You
18 Picture Yourself – feat Claude Deuce
19 U r Lord
20 Outro – feat All My Folk

Baixar


Tru Serva – Paper Boy (2010)


Track Listing:
1. Battle Cry
2. Intro
3. You’re Not Forgotten
4. From The Rooftop
5. Let Me Holla @ Cha
6. Well Done
7. Lost Souls (Remix)
8. Saved By Grace III
9. We Rock
10. Shorty
11. Street Lights
12. Dey Didn’t Ask
13. Outro
14. Purpose (You Can Make It)

Baixar

Agenda



Abril

21 Evangelismo de Rua no JD. Leme 17:00

24 São Bernardo Igreja Presbiteriana 19:00

25 Marcha de Belo Horizonte


Maio

01 Hortolândia 18:00

07 Penha Casa de Eventos 20:00

08 Osasco Igreja 19:00

15 Atibaia 19:00

22 Hortolândia 18:00

Rawsrvnt – No Ordinary Love


1. No Ordinary Love (Feat. Lisa McClendon)
2. Jesus Jam
3. Bow Down (Feat. Sean Slaughter)
4. On Fire
5. Here I Am to Worship (Feat. Audrey Assad)
6. It’s True
7. Speak (Feat. Bobby Tinsley)
8. The Almighty
9. Holiness (Feat. Audrey Assad)
10. Flossin’ Him
11. Be With You (Feat. Sean Slaughter)
12. Ring That
13. No Ordinary Love (Feat. Lisa McClendon) [Electrocoustic Mix]